PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: FELISBERTO JULIÃO

DISCENTE : FELISBERTO JULIÃO
DATA : 12/06/2023

Ensino da música no instituto de formação de professores estatual de Marrere, província de Nampula

Ensino de Música, formação de Professores, Moçambique

Este trabalho visa compreender dimensões gerais que caracterizam o ensino de música na educação básica de Moçambique, bem como identificar, a partir desse panorama mais amplo, quais são os saberes docentes de música são aplicadas no ensino de música, no Instituto de Formação de Professores de Marrere, cidade de Nampula-Moçambique. Para alcançar tal objetivo foi realizada uma pesquisa que teve os seguintes objetivos específicos: compreender dimensões gerais que estão na base do ensino de música na educação básica de Moçambique; identificar e analisar quais os saberes profissionais que apoiam a atuação desses professores no espaço do Instituto; identificar as estratégias didático metodológicas aplicadas pelos professores no ensino de música no Instituto de Formação de Professores de Marrere e conhecer as narrativas dos professores de música do Instituto de Formação de Professores de Marrere.  Por meio de uma abordagem qualitativa, a pesquisa, que pode ser caracterizada como do tipo “estudo de caso”. O referencial teórico do trabalho está fundamentado nos estudos sobre saberes docentes propostos por Shulman (2004), Tardif (2014), e Araújo (2016), e outros estudos da área de Educação e Educação Musical que abordam tal temática. Utilizamos como instrumentos de produção de dados o inquérito por questionário, aplicado a um (1) formador de professores e 5 formandos, todos do IFPM. observação direta, entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental e estudos bibliográficos. No contexto dos dados das entrevistas o tratamento foi precedido pela análise de conteúdo com vista a evidenciar os indicadores que permitam inferir sobre uma outra realidade que não a da mensagem.  Os resultados demonstram que os saberes docentes do professor de Música se constituíram ao longo de sua trajetória educativo-musical, tanto por meio de experiências pré-profissionais vividas como ex-aluno de formação médio profissional de Música, como foi notável que é soma à trajetória profissional vivida em diversos âmbitos sociais, entre eles, nos projetos musicais na ECA e IFPM, que são experiências pré-profissionais vividas pelo professor; na formação médio profissional  de Música como uma fonte de experiência profissional do professor; a Licenciatura em Gestão Cultural como fontes de saberes da formação profissional. Outro aspecto está relacionado com a qualidade da formação de professores em Moçambique ainda é deficiente.

Externo à Instituição - FÁBIO HENRIQUE RIBEIRO
Presidente - ***.460.746-** - LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ - UFPB