PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: WILHIAN ROBSON WERLE

DISCENTE : WILHIAN ROBSON WERLE
DATA : 12/06/2023
LOCAL: Videoconferência

TROMBONES NA QUARENTENA: Um estudo sobre as diversas abordagens pedagógicas utilizadas ao longo dos dois anos de curso

Trombone; Rotinas de Estudo; Fundamentos; Pedagogia do trombone no Brasil; Abordagens Pedagógica

O presente trabalho investiga as rotinas de estudo apresentadas durante o curso “Trombones na Quarentena” realizado entre abril de 2020 e novembro de 2021, com participação de diversos trombonistas nacionais e internacionais. Tem como objetivo analisar as rotinas disponibilizadas pelos professores, compreender quais fundamentos são estudados, que abordagens pedagógicas podem ser utilizadas e quais escolas podem ter exercido maior influência nestes estudos. Para tanto, são apresentadas pesquisas bibliográficas acerca das escolas que influenciaram o ensino do trombone no Brasil, abordagens pedagógicas aplicadas ao ensino de instrumentos de metais, além das definições e conceitos dos fundamentos identificados nas análises das rotinas de estudo. Além disso foram realizadas entrevistas com professores que participaram do curso e estudaram nas escolas mencionadas ou tiveram contato direto com professores destas escolas, além de professores que disponibilizaram suas rotinas de estudo e professores que lideraram os estudos sem a utilização de material para compreender como estes pensam na elaboração e estudo destas rotinas. Por fim, relata-se a percepção do autor sobre sua experiência como aluno do curso “Trombones na Quarentena” e a aplicação prática dos itens pesquisados.

Presidente - ***.525.104-** - ALEXANDRE MAGNO E SILVA FERREIRA - UFPB
Externo ao Programa - 2265109 - FERNANDO DIEGO RODRIGUES DOS SANTOS - nullExterno à Instituição - MARCOS FLAVIO AGUIAR
Notícia cadastrada em: 29/05/2023 09:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao