PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: Não informado https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONARDO ARAUJO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEONARDO ARAUJO DA SILVA
DATA : 30/07/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Videoconferencia
TÍTULO:

UMA EDIÇÃO CRÍTICA DAS COMPOSIÇÕES ARMORIAL FORRÓ DE SALÚ E LAMENTO DO SÃO FRANCISCO PARA FLAUTA E PÍFANO DE EGILDO VIEIRA (1947-2015)


PALAVRAS-CHAVES:

Egildo Vieira; Edição de partitura; Pífano; Sugestão de interpretação; Música Armorial


PÁGINAS: 73
RESUMO:

O trabalho proposto tem como meta apresentar uma edição crítica de partitura das composições armoriais Lamento do São Francisco (2003) e Forró de Salú (2003) para flauta-transversal e pífano do compositor Egildo Vieira (1947-2015). O estudo faz uma releitura das obras, destacando os aspectos técnico-interpretativos, através da idiomática do pífano no Forró de Salú e dos ornamentos executados na flauta-transversal no primeiro e segundo movimentos da suíte Lamento do São Francisco. A pesquisa descreve a expressão do compositor dando sugestão técnico-interpretativas das articulações, dos rudimentos fonéticos e dos ornamentos característicos da música nordestina editados na partitura, além de uma gravação fonográfica das obras. O estudo foi dividido em três fases: preparação que estabeleceu a investigação para construção da concepção musical; experimentação dos ornamentos e articulações que estabeleceram através da sugestão construção da interpretação e a edição das obras com os aspectos idiomáticos do compositor. Além de um registro fonográfico com dois arranjos baseados na estética da Música Armorial e na experimentação timbrística dos instrumentos: pífano, flauta-transversal, viola nordestina, baixolão e percussão. A fundamentação teórica está baseada na edição crítica de partitura (FIGUEIREDO, 2004); paisagem sonora no estudo de campo acústico (SCHAFER, 1997); pífano como significação social (VELHA, 2009); aspectos técnico-interpretativos (SILVA, 2014); aspectos da música nordestina (QUEIROZ, 2014); poética popular (SANTOS, 2009); regionalismo e a articulação na flauta-transversal (BENCK, 2004); estética e a história do Movimento Armorial (AMARAL, 2013); interpretação da música Armorial (BEZERRA, 2014); interpretação musical de uma forma geral (ABDO, 2005); interpretação e execução (WINTER; SIVEIRA, 2006); gênero Baião (TINHORÃO, 2013); influências árabes no folclore brasileiro (SOLER, 1995); adaptações trimbristicas (ALOAN, 2008).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149504 - RUCKER BEZERRA DE QUEIROZ
Interno - 1301266 - EZEQUIAS OLIVEIRA LIRA
Externo ao Programa - 347990 - ALEXANDRE JOHNSON DOS ANJOS
Notícia cadastrada em: 20/07/2021 08:48
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