PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: REGIANE ALVES FERREIRA

DISCENTE : REGIANE ALVES FERREIRA
DATA : 18/12/2017
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica

ESTRATÉGIAS DE ESTUDO APLICADAS PARA A PERFORMANCE DE SEIS ÉTUDES OP. 33 DE KAROL SZYMANOWSKI

Planejamento. Estratégias. Performance. Szymanowski.

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o planejamento e as estratégias de estudo aplicadas na construção da performance dos seis primeiros Études do Op. 33 de Karol Szymanowski (1882-1937). Considerando que os resultados desta pesquisa foram obtidos por meio da prática artística do pesquisador/intérprete, esta se insere na linha de “pesquisa artística” identificada por Benetti (2017). Como referenciais teóricos, selecionamos Johnston (2002) e Williamon (2004), cujos trabalhos auxiliaram na construção do planejamento e direcionamento da observação e elaboração das estratégias. O planejamento e preparação da performance dos seis Études Op. 33 foi dividido em três etapas, a primeira focada na resolução dos trechos com maiores dificuldades, a segunda dedicada à construção interpretativa e ao reforço dos trechos nos quais havia dificuldades persistentes e a terceira direcionada a um polimento interpretativo localizado, aperfeiçoando as execuções das passagens, a velocidade e a sonoridade. As ferramentas utilizadas para coleta de dados consistiram em um diário de estudo e em registros de áudio que serviram para a autoavaliação contínua durante o planejamento. Como resultados, a metodologia para a realização desta pesquisa mostrou-se eficaz e satisfatória, uma vez que a performance pública dos seis Études Op. 33 de Szymanowski aconteceu dentro do prazo estabelecido, as oito estratégias aplicadas nas sessões de práticas revelaram-se flexíveis e bem escolhidas e as ferramentas metodológicas adotadas como o diário de estudo e a gravação das sessões de prática foram imprescindíveis fornecendo dados para a construção deste trabalho e subsídios para discussões e reflexões sobre todo o processo de planejamento e preparação da performance.

Presidente - 1808640 - DURVAL DA NOBREGA CESETTI
Externo à Instituição - LUCIANA NODA - UFPB