UMA ABORDAGEM INTERPRETATIVA DOS TRÊS ESTUDOS PARA TROMBONE Á VARA E PIANO DO COMPOSITOR JOSÉ SIQUEIRA.
Trombone. Interpretação. José Siqueira. Três Estudos para Trombone á Vara e Piano.
Esse artigo oferece uma abordagem interpretativa dos três estudos para trombone e piano do compositor José Siqueira. Tem como objetivo, auxiliar trombonistas que queiram interpretar a obra bem como difundi-la no âmbito acadêmico, tendo em vista que prevalecem nas instituições de ensinos obras de compositores estrangeiros no repertório camerístico para trombone. A obra mostra dificuldades nas questões interpretativas e na sua execução técnica no movimento da vara, além de apresentar diversas questões peculiares como o uso da surdina, efeitos do glissando e ornamentos como o trinado e tremolo. A peça torna-se interessante também ao evidenciar aspectos regionais da música brasileira além de exaltar o trabalho de compositores nacionais. Vale salientar que a obra se faz presente no repertório de músicos importantes e é encontrada nos programas de concursos tanto para trombonistas como para co-repetidores em Piano. Outro fato que deve ser ressaltado sobre os Três estudos, é que existem três gravações da obra. Portanto, sugerem-se quatro métodos para trombone – Bordogni (1928), Arban (1936), Gillis (1966) e Lafosse (1924) como ferramentas para auxiliar na execução técnica do instrumento. As sugestões interpretativas apresentadas devem ser vistas como facilitadoras para futuras execuções da obra e não exigências para a interpretação nos três estudos.