PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: MARCIO BORGES BARBOZA

DISCENTE : MARCIO BORGES BARBOZA
DATA : 04/12/2017
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica

TRÊS ESTUDOS PARA TROMPETE E PIANO DE JOSÉ SIQUEIRA: uma abordagem técnico interpretativa da obra e sua preparação para performance através da utilização de métodos aplicados aos estudos de rotina do trompetista

José Siqueira. Trompete. Maestro. Compositor. Três estudos para Trompete e Piano. Performance. Interpretação musical

A presente dissertação tem como objeto de pesquisa a obra Três estudos para Trompete e Piano, escrita por José Siqueira em 1963. Foi dedicada ao trompetista brasileiro Valdomiro Alves e é uma composição que pelo seu grau de dificuldade e estruturação composicional pode ser considerada bastante relevante para o repertório trompetístico. A obra apresenta uma estrutura bastante complexa onde o autor trabalha os elementos composicionais derivados dos sistemas Trimodal e Pentatônico sistematizados por ele, além de explorar as dificuldades técnico-interpretativas inerentes ao trompete. Dessa forma, essa composição foi escolhida para ser estudada e trabalhada, com o intuito de aqui, revelar alguns de seus detalhes interpretativos e dificuldades técnicas, sugerindo suas possíveis resoluções. Para que o futuro pesquisador possa ter uma melhor compreensão deste trabalho, optou-se por estruturá-lo da seguinte maneira: no primeiro capitulo, traremos breves informações acerca do movimento nacionalista, observando como o compositor estudado se insere nesse contexto, apresentando também informações biográficas a seu respeito, tendo como objetivo informar e nortear futuros leitores acerca de suas realizações e suas ideias em relação ao movimento nacionalista; no segundo, abordaremos a importância dos estudos de rotina para o Performer em sua preparação para à execução da obra Três estudos para Trompete e Piano, apresentando livros de estudos (métodos) de técnica instrumental e interpretação, que servirão de subsídios para execução da obra; e por fim no terceiro capítulo, apresentaremos através de quadros e figuras a divisão estrutural da obra e evidenciaremos também sugestões interpretativas e técnicas através de excertos musicais selecionados com o intuito de sugerir resoluções técnicas e interpretativas para futuros interpretes da obra.

Externo à Instituição - AYRTON MUZEL BENCK FILHO - UFPB
Interno - 1627429 - RADEGUNDIS ARANHA TAVARES FEITOSA