PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: JOSÉ PAULO PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ PAULO PEREIRA
DATA : 13/12/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica
TÍTULO:

Aspectos   Técnico-interpretativos na Três Tocatas Armoriais de Danilo Guanais: novos caminhos da Música Armorial


PALAVRAS-CHAVES:

Música Armorial. Três Tocatas Armoriais. Violão.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Este trabalho trata de um estudo dos aspectos técnico-interpretativos da obra “Três Tocatas Armoriais”, do compositor Danilo Guanais. As “Três Tocatas Armoriais” é uma obra para violão solo dividida em três movimentos, O Romance do Boi da Mão de Pau, Poema Negro e O Admirável Vôo do Pavão Misterioso, construída, segundo Guanais, sob uma concepção atualizada da Música Armorial. Objetivando entender o que seria a “versão atualizada da Música Armorial”, como afirma o compositor, procuramos apresentar uma contextualização da Música Armorial que vai desde sua produção inicial, com os primórdios do Movimento Armorial, até a produção dessa música por compositores atuais que se propõe compor Música Armorial utilizando elementos e procedimentos da música do século XX e XXI. No presente trabalho apresentamos, também, uma breve discussão sobre a dicotomia de concepção instaurado por Ariano Suassuna e Cussy de Almeida e a contribuição gerada, através dessa dualidade de pensamentos, para a produção posterior da Música Armorial. Foram utilizadas na metodologia entrevista com o compositor, análise e estudo da obra, bem como referenciais teóricos como Marinho (2010), Queiroz (2014), entre outros. Tem-se como objetivo apresentar elementos que propiciem ao interprete executa-la o mais próximo possível da concepção do compositor a partir das ideias expostas pelo mesmo. Como resultados apresentamos informações sobre a concepção apresentada pelo compositor, não propondo uma discussão aprofundada da questão, onde o mesmo afirma produzir suas obras a partir de elementos que se caracterizam como uma “versão atualizada da Música Armorial”. Apresentamos os materiais utilizados para a construção da obra, como por exemplo as literaturas que o motivaram na produção das peças; os elementos filosóficos presentes na obra “Três Tocatas Armoriais”, principalmente no último movimento, O Vôo Admirável do Pavão Misterioso, que sugere a imagética de uma máquina tentando alçar vôo, bem como análise do material melódico, utilização da nota pedal, característica presente na música dos violeiros utilizados na Música Armorial, entre outros.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALICE LUMI SATOMI - UFPB
Presidente - 1301266 - EZEQUIAS OLIVEIRA LIRA
Interno - 1149504 - RUCKER BEZERRA DE QUEIROZ
Notícia cadastrada em: 29/11/2016 08:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao