Banca de QUALIFICAÇÃO: FLÁVIA DA SILVA TEIXEIRA

DISCENTE : FLÁVIA DA SILVA TEIXEIRA
DATA : 08/11/2023
LOCAL: Sala de aula PGTEC

ARQUITETURA ESCOLAR: Projeto Arquitetônico de Requalificação para uma instituição de ensino com enfoque nos princípios do design biofílico

Projeto Arquitetônico; Design Biofílico; Requalificação Escolar.

O design biofílico é uma forma inovadora de criar ambientes naturais que melhoram nossa saúde e bem-estar. A palavra “biofílico” vem de “biofilia”, que pode ser definida como o amor à vida ou aos sistemas vivos. Nesse sentido, em um mundo urbano tecnológico e arquitetura industrializada, essa conexão fundamental pode, ocasionalmente, parecer quase perdida. Portanto, a biofilia surge para resgatar os ambientes naturais e trazê-los aos espaços construídos pelo homem. Desse modo, a presente trabalho conclusão de curso do mestrado profissional contém um relatório técnico e um projeto arquitetônico. Tem por objetivo desenvolver um anteprojeto de requalificação para a Escola Estadual Alberto Torres, localizada na cidade de Natal/RN, com enfoque nos princípios e estratégias do design biofílico. A escolha do tema surgiu pela proximidade da prática profissional exercida pela autora com projetos de requalificação, bem como a possibilidade de trabalhar com uma demanda real, possibilitando atender as atuais necessidades da escola. Para o desenvolvimento do projeto foi realizado uma aprofundada análise resultando no referencial teórico-conceitual sobre o tema, através de uma pesquisa bibliográfica e estudos de referência. Os condicionantes projetuais foram desenvolvidos para apresentar o universo de estudo e público-alvo, juntamente com os aspectos ambientais, físicos e legais. Com o auxílio das disciplinas ministradas no curso até o presente momento, foi desenvolvida a concepção e percurso projetuais, apresentando a programação arquitetônica, conceito projetual, estudos e simulações através das estratégias de conforto térmico e acústico e a definição do partido arquitetônico. Por se tratar de uma dissertação em construção, o resultado obtido até o presente é considerado um estudo preliminar, sendo possível ocorrer a conclusão posterior e o amadurecimento das decisões.

Presidente - 2140673 - GLAUCE LILIAN ALVES DE ALBUQUERQUE
Interna - 3105236 - LUCIANA DE MEDEIROS
Externa à Instituição - ALINE DANTAS DE ARAUJO DAMORE - UNP
Notícia cadastrada em: 23/10/2023 21:38