Apresentação

O Mestrado Profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente, primeiro do Brasil reconhecido pela CAPES na área, cuja primeira turma iniciou-se em agosto de 2010. Os mestrados profissionais têm as mesmas prerrogativas dos mestrados acadêmicos, inclusive para o ingresso futuro em doutorado, só que prioriza conteúdos e trabalhos mais aplicados às práticas profissionais em sua área de abrangência. O curso tem como foco central o projeto arquitetônico, seus suportes tecnológicos e sua relação com o meio ambiente. É destinado aos arquitetos, urbanistas e engenheiros civis, profissionais com perfil não-acadêmico, vinculados a escritórios, indústrias, empresas e órgãos públicos ou privados, e cujos interesses estão voltados para questões relativas à sustentabilidade ambiental. Ampliando o contato entre a Universidade e o mercado de trabalho, o Mestrado Profissional ofertará disciplinas e produtos finais sintonizados com as características desse mercado respondendo ao incentivo e às expectativas de instituições de ensino e pesquisa e de entidades representativas do meio profissional em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia Civil. O curso visa o aprofundamento qualitativo da relação entre projeto de arquitetura, tecnologia e meio ambiente, intensificando a aplicabilidade prática e imediata dos resultados de pesquisas ligadas à sustentabilidade, ao conforto ambiental, à eficiência energética, à acessibilidade e à segurança das edificações. Oferece uma única área de concentração em Projeto e Tecnologia da Arquitetura, com as seguintes linhas de pesquisa:

 

1. Projeto de Arquitetura

2. Tecnologia, Conforto e Sustentabilidade na Arquitetura

 

1. A linha de pesquisa em Projeto de Arquitetura objetiva estreitar a ponte entre teorias e práticas do projeto de arquitetura, abrangendo estudos sobre conceitos e métodos de concepção, de representação e de desenvolvimento de processos projetuais; estudos da forma, dos usos e da tectônica das edificações; análise e avaliação de projetos e de ambientes construídos; tecnologias informacionais e ferramentas de apoio à concepção e gerenciamento de processos de projeto; acessibilidade e orientabilidade nas edificações; especificidades da intervenção no patrimônio cultural edificado.

 

2. A linha de pesquisa em Tecnologia, Conforto e Sustentabilidade na Arquitetura aborda a relação entre o projeto e a realização construtiva da arquitetura, enfatizando os materiais e os sistemas construtivos; as estratégias para a adequação do edifício ao ambiente, a eficiência energética, o retrofit; desempenho e conforto térmico, acústico e lumínico e a segurança contra incêndio nas edificações.

 

O curso de Mestrado Profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente tem duração regular de 18 meses e tempo máximo para conclusão de 24 meses. O Mestrado Profissional se estrutura na oferta de 9 disciplinas obrigatórias, exclusivamente concebidas para este nível de Mestrado, que totalizam 17 créditos ou 255 horas/aula (na UFRN 1 crédito equivale a 15 horas/aula). Além destas disciplinas obrigatórias, são oferecidos semestralmente, como componentes optativos, disciplinas e Seminários Temáticos, de 01 a 03 créditos. Os alunos precisam cumprir um mínimo de 7 créditos entre os componentes optativos (105 horas/aula), alcançando o total geral de 24 créditos para a conclusão do curso (360 horas/aula).

Em função das características do corpo discente (todos atuantes no meio profissional) e da disponibilidade dos docentes do Programa, as disciplinas são ministradas nos turnos noturnos (durante a semana) e matutinos (aos sábados), sem concorrer com as demais atividades desenvolvidas na graduação e na pós-graduação (mestrado acadêmico e doutorado), que ocorrem, essencialmente, de segunda à sexta feira e nos turnos da manhã e da tarde. O turno da noite se inicia às 18h45 e termina às 22h15 (composto por quatro horários, ou seja, quatro aulas).Em alguns casos específicos, existe a possibilidade dos discentes do Mestrado Profissional cursarem algumas disciplinas em conjunto com o mestrado acadêmico: são componentes optativos oferecidos pelos professores dos dois Programas que são direcionados aos dois mestrados (acadêmico e profissional). Neste sentido, desde que o aluno do Mestrado Profissional tenha disponibilidade, poderá cursá-las normalmente durante os turnos da manhã ou tarde, de acordo com os horários das disciplinas.

Forma de ingresso: Processo seletivo, com especificidades em cada edital.

 

E-mail do Programa: ppapma@ct.ufrn.br

Endereço Postal do Programa:

Programa de Pós-Graduação em Arquitetura Projeto e Meio Ambiente - PPAPMA/UFRN

Centro de Tecnologia

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Campus Universitário Lagoa Nova

Caixa Postal 1524

CEP 59078-970 – Natal/ RN – BRASIL

Atendimento da Secretaria Integrada de Pós-Graduação Centro de Tecnologia/UFRN por meio do sistema <https://forms.ufrn.br/posct/> ou pelos telefones a seguir.

Tel: (84) 3342.2265 (Ramal 615)
      (84) 9 9474.6685

Horário de funcionamento: 07h00 às 18h00 de segunda a sexta, exceto feriados.

 



Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao