Banca de QUALIFICAÇÃO: NATALIA ARAUJO GUILHERMINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATALIA ARAUJO GUILHERMINO
DATA : 30/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Pgtec
TÍTULO:

LÁ FORA: Anteprojeto de uma Escola Infantil e Fundamental Montessori com abordagem biofílica



PALAVRAS-CHAVES:

Projeto Arquitetônico Paisagístico. Escola Infantil e Fundamental. Conforto Ambiental e Paisagismo Biofílico.


PÁGINAS: 98
RESUMO:

Este Trabalho de Qualificação de Mestrado Profissional, também constituído em um relatório técnico, consiste em um projeto arquitetônico de uma escola de ensino infantil e fundamental montessori. Inseridas num contexto urbano adensado, em que, para atender à legislação construtiva “sobra” pouco espaço livre, as escolas, geralmente possuem déficit desses espaços livres e vegetados. E quando existem, muitas vezes estão desconectados do espaço construído. Tendo em vista o potencial estético, pedagógico, mas também estratégicas básicas de conforto ambiental e acústica, trazer o paisagismo ao edifício escolar, reconhecendo seu valor e relevância para para as condições de conforto ambiental são os diferenciais dessa proposta. Esse trabalho tem o objetivo de projetar uma Unidade de Educação Infantil e Fundamental Montessori com destaque para o Paisagismo Biofílico e o Conforto Ambiental, tendo em vista o problema do déficit de espaços livres nas escolas natalenses. Para desenvolver o projeto foi inicialmente realizado um aprofundamento teórico-conceitual sobre o tema, através de pesquisas bibliográficas e estudos de referências projetuais (precedentes ou correlatos). Em seguida, foi desenvolvida a programação arquitetônica, com definição de dilemas e metas do projeto. A partir dessa base, e com o auxílio dos componentes curriculares do curso, o processo projetual foi gradualmente sendo desenvolvido e mapeado, através de diversas formas de registro, desde as etapas iniciais de estudos de condicionantes, concepção e desenvolvimento do partido arquitetônico. Os resultados preliminares consistem no Estudo Preliminar da Essência Montessori, onde foram definidas estruturas e relações espaciais para maximizar a integração com o espaço livre, visando condicionantes ambientais, dilemas, metas e especificidades do projeto escolar. Como resultado, foram obtidas salas de aprendizagem amplas e integradas, abundância de áreas verdes, espaço para correr e brincar, bosque, horta, características finais do projeto que atendem aos objetivos fixados. É possível concluir que houve grande dificuldade no planejamento paisagístico em nível do solo, e por isso não foi possível detalhar as áreas de lazer em micro escala. Entretanto, é possível perceber a estruturação e o padrão de adensamento arbóreo proposto.  As estratégias de conforto estão relacionadas a maximização da arborização - visando o sombreamento; a ventilação cruzada das edificações; recobrimento permeável do solo - buscando facilitar a drenagem e reduzir reflectância do calor; o afastamento entre os blocos de sala de aula – visando maximizar a ventilação e melhorar a conexão com o exterior; a implantação escalonada das salas de aula e o afastamento do setor esportivo/ lazer ativo da zona de silêncio exigida pelo ensino e trabalho. Ressalta-se a importância do paisagismo para as estratégias de conforto ambiental. 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3549781 - BIANCA CARLA DANTAS DE ARAUJO
Interna - 2140673 - GLAUCE LILIAN ALVES DE ALBUQUERQUE
Externa ao Programa - 2567112 - ANNA RACHEL BARACHO EDUARDO JULIANELLI - UFRNExterna à Instituição - ADRIANA CARLA DE AZEVEDO BORBA - UFPE
Notícia cadastrada em: 14/10/2023 16:17
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