Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSE HELLEN SOARES DA SILVA

DISCENTE : LARISSE HELLEN SOARES DA SILVA
DATA : 31/10/2023
LOCAL: Sala virtual - https://meet.google.com/qce-cbxr-isw

Adequação de Unidade de Educação Infantil da Rede Pública à zona bioclimática 07 - Desenvolvimento de anteprojeto arquitetônico para o oeste potiguar

Projeto Arquitetônico. Clima quente e seco. Escola de educação infantil

Este TCC consiste em relatório técnico preliminar e proposta projetual inicial, para qualificação em mestrado profissional, tendo como tema arquitetura escolar para o clima semiárido. O objetivo principal é o desenvolvimento do anteprojeto arquitetônico de uma unidade de educação infantil pública destinada a crianças de 0 a 5 anos, adaptada à zona bioclimática 7 (ABNT, 2005), tendo como base a adaptação do projeto padrão Tipo C do Programa Proinfância do FNDE. A proposta surgiu do questionamento da adaptabilidade dos projetos padronizados oferecidos pelo Programa Proinfância, do FNDE, considerando um universo de municípios do sertão da região nordeste, que não dispõem de corpo técnico de engenheiros ou arquitetos para fazer as necessárias alterações para melhor aproveitamento e implantação daquele projeto. Para desenvolver o trabalho foi inicialmente realizado um aprofundamento teórico-conceitual sobre o tema da arquitetura escolar e do conforto ambiental, através de pesquisas bibliográficas. Seguiu-se a avaliação do projeto padrão Tipo C, com especial foco na sala de aula, sob o ponto de vista do conforto térmico, luminoso e acústico; para tanto tomou-se como parâmetro a normativa na área, sobretudo a NBR 15220-3, a NBR 15575, a NBR 5413 e a INI-C. A partir disso, foram propostos ajustes àquele projeto-padrão para que ele possa oferecer maior adaptabilidade ao ser implantado em cidades com as mesmas características do recorte espacial estudado. Apoiando essa adaptação, foram realizados três estudos de referências, os quais ampliaram o repertório de soluções projetuais para o problema. Neste documento de qualificação é apresentada uma solução genérica para a questão em foco; definições volumétricas, estruturais, orçamentárias e detalhes executivos deverão ser desenvolvidos na continuidade do trabalho.

Presidente - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Interna - 1212329 - CLARA OVÍDIO DE MEDEIROS RODRIGUES
Externa à Instituição - ISABELA CRISTINA DA SILVA PASSOS
Notícia cadastrada em: 05/10/2023 21:49