Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JOSÉ SANTOS LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSÉ SANTOS LIMA
DATA: 24/05/2013
HORA: 13:30
LOCAL: sala de aulas PPGCEM
TÍTULO:

Síntese e Caracterização de TaC Nanoestruturado a Partir do Precursor Oxálico de Tântalo Através  de Reação Gás- sólido a Baixa Temperatura.


PALAVRAS-CHAVES:

CarbetoTântalo nanoestruturado,  precursores oxálicos, reação gás-sólido


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
RESUMO:

A pesquisa e o desenvolvimento de carbetos nanoestruturados vêm crescendo significativamente nos últimos anos. Estes materiais apresentam propriedades significativamente modificadas em comparação às dos materiais convencionais, devido às dimensões extremamente reduzidas dos cristalitos. O carbeto de Tântalo (TaC) é um material extremamente duro, apresentando elevada dureza (9-10, escala de dureza de Mohs a 25°C), elevado ponto de fusão (3880°C), elevada estabilidade química, boa resistência ao ataque químico e choque térmico, excelente resistência à oxidação e corrosão.  Os compostos de Tântalo impregnados com Cobre também possuem excelentes propriedades dielétricas e magnéticas.  Este trabalho teve como objetivo a obtenção TaC nanoestruturado a partir do precursor tris(oxalato)oxitantalato de amônio hidratado, através de reação gás-sólido em reator tubular a baixa temperatura (1000°C) e  tempo de reação (2 horas). Também foi produzido a partir do precursor oxálico o óxido de tântalo impregnado com cobre, através dos métodos sólido-sólido a baixa temperatura. Os materiais obtidos foram caracterizados através de difração de raios X (DRX), Refinamento Rietveld, Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Espectroscopia por Fluorescência de Raios X(FRX), Espectroscopia de Infravermelho (espectroscopia IV), Termogravimétrica (TG) e Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC) e BET. Através das analises de DRX e do refinamento Reitiveld para o TaC com S= 1,1584 observou-se a formação do carbeto de tântalo com estrutura cúbica e tamanho médio de cristalitos ordem de 12,5 nanômetros. Para a síntese realizada do óxido misto de tântalo e cobre houve a formação de duas fases distintas: Cu0,83(Ta3O8) e Ta2O5, embora esta última tenha sido formada em pequenas quantidades. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ARIADNE DE SOUZA SILVA - UFRN
Interno - 349801 - CARLSON PEREIRA DE SOUZA
Presidente - 345842 - UILAME UMBELINO GOMES
Notícia cadastrada em: 16/05/2013 11:40
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2021 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao