Banca de DEFESA: GELSONEIDE DA SILVA GOIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GELSONEIDE DA SILVA GOIS
DATA: 18/02/2013
HORA: 09:00
LOCAL: A ser difinido
TÍTULO:

 

SÍNTESE, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO EFEITO DO TEOR DE FÓSFORO DA CELULOSE FOSFATADA EM ARGAMASSA DE ALVENARIA COM ADITIVO COMERCIAL A BASE DE HIDROXI-ETIL-METIL CELULOSE (HEMC)

 


PALAVRAS-CHAVES:

argamassa,aditivo, celulose fosfatada, HEMC.


PÁGINAS: 123
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Cerâmicos
RESUMO:

 

éteres de celulose melhoram as propriedades de argamassas, tais como retenção de água, trabalhabilidade e o tempo de pega, juntamente com a adesão ao substrato. No entanto, uma das principais desvantagens da adição dos éteres de celulose nas argamassas é o retardo na hidratação do cimento. Neste trabalho foi sintetizada uma celulose fosfatada (Cp) solúvel em água e foi avaliado o efeito da sua incorporação em argamassa à base de cimento Portland. A celulose fosfatada obtida foi caracterizada por espectrofotometria de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR), difração de raios-X (DRX), análise elementar, análise termogravimétrica (TGA) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Argamassas com composições variando o teor de fósforo relativamente à celulose e as concentrações de celulose fosfatada, quando utilizada em substituição parcial ou total do aditivo comercial a base de hidroxietil metil celulose (HEMC). As argamassas formuladas com os aditivos foram preparadas e caracterizadas por: ensaios no estado fresco (índice de consistência, retenção de água, densidade e teor de ar incorporado) e no estado endurecido (absorção por capilaridade, densidade, resistência à flexão e compressão). Nas misturas a proporção de areia, cimento e água foram mantidos constantes. De um modo geral, os resultados mostraram que as celuloses fosfatadas empregadas nas argamassas atuaram significativamente quando adicionados parcialmente em substituição ao aditivo comercial. No que se refere ao índice de consistência, retenção de água e densidade de massa no estado fresco e absorção por capilaridade e densidade de massa aparente no estado endurecido, não demonstraram diferenças apreciáveis comparativamente ao aditivo comercial. O teor de ar incorporado no estado fresco reduziu de forma marcante, mas não influenciou as demais propriedades. As argamassas com celulose fosfatada, substituindo parcialmente o aditivo comercial, mostraram uma melhora das propriedades de resistência à flexão e de resistência à compressão.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1350249 - RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
Interno - 1300987 - CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS
Externo ao Programa - 1507841 - MARIA DAS VITORIAS VIEIRA DE ALMEIDA
Externo à Instituição - AMELIA SEVERINO FERREIRA E SANTOS - UFPB
Notícia cadastrada em: 17/02/2013 22:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao