Banca de DEFESA: RAYSSA RAFAELLI NUNES MELO DA SILVA

DISCENTE: RAYSSA RAFAELLI NUNES MELO DA SILVA
DATA: 31/08/2012
LOCAL: Auditório do NUPPRAR

Preparação de Óxidos à base de Níquel e Zinco por combustão assistida por microondas com o uso de Combustíveis Alternativos

Óxidos; Combustão por microondas; Combustíveis alternativos.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica

O campo da “Química de Materiais” vem se desenvolvendo nos últimos anos, tendo havido um grande aumento do interesse na síntese e nas propriedades químicas e físicas de novos sólidos inorgânicos. Novas rotas de sínteses e sínteses modificadas tem sido desenvolvidas com o intuito não apenas de  otimizar os processos em escala laboratorial, como também em escala industrial, além de torná-los aceitáveis pela legislação ambiental vigente. A atual fenomelogia da química do estado sólido aliada às propriedades de supercondutividade à alta temperatura, ferromagnetismo, porosidade molecular e cores são evidências afetadas pelo método de síntese, que por sua vez, podem influenciar na aplicação tecnológica desses materiais.  Foi a partir desta compreensão, que óxidos mistos de níquel e zinco nanoparticulados foram sintetizados através da rota combustão por microondas utilizando três tipos específicos de combustíveis e empregando as razões mássicas 1:1 e 1:1/2 de cátions metálicos/combustível, com o intuito de averiguar a influência de tais proporções na obtenção dos sólidos. Os novos combustíveis foram escolhidos em substituição a uréia ou glicina que são mais comumente preferidos nesse tipo de síntese. Os pós sem tratamento térmico foram estudados através da análise termogravimétrica (ATG) e da difração de raios-x (DRX), sendo, em seguida, submetidos ao tratamento térmico à 900ºC. Após as calcinações, foram caracterizados através das análises Difração de raios-x (DRX) e Microscopia eletrônica de varredura (MEV). A rota de síntese modificada foi eficaz para obtenção dos pós. Tanto os combustíveis alternativos escolhidos quanto as diferentes razões mássicas empregadas, influenciaram na morfologia e na obtenção dos óxidos.

Presidente - 349770 - DULCE MARIA DE ARAUJO MELO
Interno - 1300987 - CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS