Banca de DEFESA: WALQUÍRIA JOSEANE DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: WALQUÍRIA JOSEANE DA SILVA

DATA: 09/05/2011

HORA: 08:00

LOCAL: Auditório do NUPRAR

TÍTULO:

Influência do uso de combustíveis alternativos na síntese por combustão via microondas para a produção de materiais cerâmicos com estrutura espinélio.


PALAVRAS-CHAVES:

: Espinélio. Combustão por microondas. Combustíveis alternativos


PÁGINAS: 80

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica

RESUMO:

O desenvolvimento e estudo de detectores sensíveis a gases combustíveis inflamáveis e tóxicos a baixo custo é um desafio tecnológico determinante para possibilitar versões comercializáveis ao mercado em geral.  Sensores no estado sólido são atrativos para fins comerciais pela robustez e tempo de vida, uma vez que não são consumidos durante o processo de reação com o gás. Paralelamente, o uso de técnicas de síntese mais viáveis pela aplicabilidade em escala industrial é mais atrativo para obtenção de produtos comerciais. Dentro desse contexto foram obtidos materiais cerâmicos com estrutura espinélio via combustão assistida por microondas, para aplicação em detectores de gases combustíveis inflamáveis. Adicionalmente foram empregados direcionadores orgânicos alternativos para estudo da influência dos mesmos no processo de síntese e as diferenças nas características, propriedades e desempenho dos pós obtidos. Os direcionadores orgânicos foram caracterizados por Termogravimetria (TG) e Termogravimetria Derivada (DTG). Após a síntese, as amostras foram tratadas termicamente e caracterizadas por Espectroscopia de absorção na região do infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR), Difração de Raios X (DRX), Medidas de área específica por BET e Microscopia Eletrônica de Varredura (SEM). Quantificação de fases e parâmetros estruturais foram determinados por refinamento através do Método Rietveld. A metodologia empregada foi eficaz para obtenção de óxidos mistos Ni-Mn. Os combustíveis utilizados influenciaram na obtenção da fase espinélio e na morfologia das amostras, no entanto as amostras calcinadas a 950°C são monofásicas independentemente do direcionador. Logo, diferenças de desempenho são esperadas em aplicações tecnológicas quando amostras iguais em fase, mas com diferentes morfologias são testadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 349770 - DULCE MARIA DE ARAUJO MELO
Externo ao Programa - 2302898 - ELEDIR VITOR SOBRINHO
Externo à Instituição - IÊDA MARIA GARCIA DOS SANTOS - UFPB
Notícia cadastrada em: 02/05/2011 15:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao