Banca de DEFESA: JOSÉ NAELSON DA CUNHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ NAELSON DA CUNHA
DATA : 12/03/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala I13 - Setor de Aulas IV
TÍTULO:

EFEITO DOS CICLOS DE TRATAMENTOS TÉRMICOS DE ALÍVIO DE TENSÃO NA MICROESTRUTURA E NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DA ZTA DO AÇO API 5L X80 APÓS SOLDAGEM DISSIMILAR COM O AÇO AISI-4130.


PALAVRAS-CHAVES:

Aço API 5L X80, Solda dissimilar, TTAT, Microestrutura da ZTA


PÁGINAS: 87
RESUMO:

Este trabalho teve por objetivo estudar as modificações microestruturais e nas propriedades mecânicas na Zona Termicamente Afetada – ZTA, do aço API 5L X80, causadas pelos processos de soldagem e Tratamento Térmico de Alívio de Tensão – TTAT realizados na junta dissimilar com o aço AISI 4130, processo usado na fabricação de risers de perfuração. Para este estudo foi fabricada uma junta soldada tubular com passe de raiz TIG e passes de enchimento e acabamento com eletrodo revestido, submetida a até 5 (cinco) ciclos de TTAT sempre com os mesmos parâmetros, de onde foram removidos os cupons para fabricação dos Corpos de Prova - CPs, com 1 (um), 3 (três) e 5 (cinco) ciclos de TTAT. Os CPs foram utilizados para as análises metalográficas (macrografias, microscopias óptica e eletrônica de varredura) e os ensaios mecânicos (tração, microdureza e Charpy-V). Os resultados encontrados nas microestruturas e nas propriedades mecânicas da ZTA do aço API 5L X80, após o processo de soldagem e os ciclos de TTAT, mostraram que a decomposição do constituinte M-A e a redução da fração volumétrica de ferrita-carbonetos inicialmente não promovem perdas nas propriedades mecânicas, devido ao endurecimento por precipitação dos carbonetos, porém, com o aumento dos ciclos de TTAT, essas alterações microestruturais continuam ocorrendo, com perdas significativas para as propriedades mecânicas. A tenacidade ao impacto para todas as condições estudadas, ficou acima de 200 J, superior ao limite mínimo de 68 J, para a temperatura de 0ºC, determinado pela norma. Os valores médios da microdureza na ZTA do aço X80 apresentaram redução com o aumento dos ciclos de TTAT. Algumas regiões apresentaram a média inferior a 200 HV, para um valor esperado próximo de 250 HV, conforme determinado pela norma.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEXANDRE QUEIROZ BRACARENSE - UFMG
Presidente - 2156996 - AUGUSTO JOSE DE ALMEIDA BUSCHINELLI
Externo ao Programa - 1938946 - NICOLAU APOENA CASTRO
Notícia cadastrada em: 20/02/2019 15:03
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2021 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao