Banca de QUALIFICAÇÃO: CICERO LEONARDO PEREIRA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CICERO LEONARDO PEREIRA DE SOUZA
DATA : 24/11/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de reuniões DEMAT
TÍTULO:

Influência de filmes de alumínio e de PVC na microestrutura do metal de solda depositado por eletrodos revestidos E7018


PALAVRAS-CHAVES:

Eletrodos  revestidos  básicos, Microconstituintes, Ferrita acicular, Umidade, Hidrogênio difusível, Filmes protetores, Plástico. Alumínio.

 


PÁGINAS: 72
RESUMO:

A soldagem a arco elétrico por eletrodo revestido (SMAW) é uma das mais antigas técnicas de soldagem e a primeira a ser utilizada industrialmente em grande escala. Durante o século XX a soldagem SMAW foi a mais usada como técnica de união permanente de metais, sendo até hoje, mesmo com coexistência de diversas outras técnicas, uma das que possuem maior utilização no mercado brasileiro.

Nesse tipo de soldagem uma das maiores preocupações é o cuidado no armazenamento do eletrodo, pois o mesmo não pode ficar exposto a atmosfera ambiente, já que absorveria umidade, o que é danoso para a qualidade da solda. A umidade introduz na zona fundida o hidrogênio que pode levar ao surgimento de trincas a frio. A solução normalmente usada é a da ressecagem em temperaturas até 450 C, acompanhada de armazenamento  em  estufas,  prática que gera custos adicionais para um projeto de fabricação.

Nesse contexto o presente trabalho teve a intenção de caracterizar a zona fundida de soldas feitas com eletrodos revestidos E7018 encobertos com filmes de alumínio e PVC, aplicados com o intuito de resguarda-los contra a umidade ambiente, diminuindo custos e tempo com secagem. Essa atual investigação dá continuidade a pesquisa recente sobre a influência de tais filmes protetores  na composição e, em especial, na microestrutura do metal de solda depositado, onde  a  quantificação dos constituintes e caracterização microestrutural ocorreu através de um software para avaliação de imagens.

No presente caso, com a utilização de um  microscópio com emissão de campo, MEV-FEG, foram obtidas imagens com elevado  contraste, que permitiram um levantamento detalhado dos tipos de constituintes presentes, assim como uma análise mais precisa de sua morfologia. Em particular foi possível avaliar quantitativamente o efeito dos filmes protetores no tamanho de grão e na razão de aspecto do microconstituinte AF (ferrita acicular).  Com base numa revisão da literatura é  apresentada uma análise crítica acerca dos parâmetros que tiveram maior relevância na formação da microestrutura final e nas propriedades mecânicas obtidas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2156996 - AUGUSTO JOSE DE ALMEIDA BUSCHINELLI
Interno - 1938946 - NICOLAU APOENA CASTRO
Interno - 1350249 - RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 11/11/2016 13:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao