Banca de DEFESA: DANILO CAVALCANTE BRAZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANILO CAVALCANTE BRAZ
DATA: 27/06/2014
HORA: 14:00
LOCAL: A confirmar
TÍTULO:

Modificação de superfícies de titânio tratadas por plasma de Ar + N2 + O2 para aplicações biomédicas


PALAVRAS-CHAVES:

Espectroscopia de emissão óptica, tratamento termoquímico por plasma, oxinitretos de titânio, adesão plaquetária, hemocompatibilidade.


PÁGINAS: 117
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
RESUMO:

A utilização de materiais biomédicos tendo como constituinte os nitretos, óxidos e oxinitretos de titânio vem crescendo devido às propriedades biocompatíveis. Sendo assim, superfícies de titânio foram tratadas termoquimicamente em atmosferas de plasma contendo misturas de Ar+N2+O2 e estudada a influência das diferentes superfícies sobre a resposta da adesão e agregação plaquetária. Foi verificado por análises de difração de raios-X com incidência rasante (GIXRD) e espectroscopia micro Raman a presença de nitretos, oxinitretos e óxidos de titânio, obtendo assim, diferentes propriedades em cada superfície. No caso da rugosidade, as amostras tratadas somente com argônio e nitrogênio, foram as que obtiveram maior valor, sendo que o processo de sputtering ocasionado por esses dois gases ocasionou menores valores nos ensaios de nanodureza. Na análise de ângulo de contato com a água, apesar de todas apresentarem caráter hidrofílico, houve uma diminuição no valor do ângulo para amostras tratadas com adição de apenas com nitrogênio ou oxigênio, em comparação com aquelas oxinitretadas. O ensaio de ângulo de contato também foi realizado com o plasma sanguíneo e foi obtida uma tendência ao mesmo comportamento com a água, ou seja, maiores valores para as superfícies oxinitretadas. Com respeito aos ensaios de adesão e agregação plaquetária verificou-se que as atmosferas contendo menor concentração de argônio (menor diluição) a distancia média entre as plaquetas foi menor para amostras nitretadas e oxidadas quando comparadas com as amostras oxinitretadas. Para o grupo com maior concentração de argônio, além de apresentarem menores distancias médias entre as plaquetas, verificou-se maior tamanho de agregrado plaquetário, indicando o inicio da formação de trombos na superfície do material. A morfologia das plaquetas também informa o inicio do processo de agregação, e para as amostra nitretadas, as plaquetas apresentaram formação de psedópodes indicando a uma maior aderência a superfície.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1330828 - CARLOS EDUARDO BEZERRA DE MOURA
Interno - 347652 - CLODOMIRO ALVES JUNIOR
Externo ao Programa - 2195251 - HUGO ALEXANDRE DE OLIVEIRA ROCHA
Externo à Instituição - JOSE MARCOS SASAKI - UFC
Externo à Instituição - NILSON CRISTINO CRUZ - UNESP
Notícia cadastrada em: 17/06/2014 08:51
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2021 - UFRN - sigaa15-producao.info.ufrn.br.sigaa15-producao