Sociabilidade e crescimento urbano: Natal se diverte (1945-1960)
Natal; sociabilidade; crescimento urbano, planos urbanísticos, diversão.
O crescimento urbano de Natal proposto e aplicado pelo Poder Público no início do Século XX até o primeiro quarto de século dos 1900 foi sincrônico ao processo de secularização e modernização. Na prática, as mudanças se concretizaram com a chegada da tecnologia, principalmente a energia elétrica, as descobertas da ciência e da medicina, ao mesmo tempo em que justificavam as profundas transformações urbanas que aconteciam na capital.
Os planos urbanísticos pensados e implementados pelas administrações locais foram primordiais para se entender o crescimento da cidade. Além destes, outro momento importante se deu quando da participação de Natal como base militar americana durante a Segunda Guerra Mundial. Entretanto, ao mesmo tempo em que a cidade tentava se adaptar ao fim da guerra, seguiu crescendo, sem direção e sem planejamento.
O surgimento de novas instituições de diversão, em meio já existentes, continuou marcando seus lugares nesta expansão territorial-urbana. Desta feita, pretende-se conhecer como era a sociabilidade em meio ao crescimento urbano na Natal de 1945 à 1960.