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RAFAEL FIEDORUK QUINZANI
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QUE SABERES E DEMANDAS COMPÕEM O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA ATUAL (2001-2016)
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Orientador : MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JUNIOR
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ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
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MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA
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Data: 24/02/2023
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Em oposição a perspectivas que olhavam para o livro didático de História considerando-o apenas como uma reprodução imperfeita do conhecimento produzido na academia, nos últimos anos, tem se tornado comum a afirmação de que o livro didático é composto por vários saberes. Porém, não encontramos estudo que coloque esta complexidade em discussão, para compreender quais são, afinais, estas diversas dimensões que constroem o livro didático. Estabelecido este como nosso objetivo, um primeiro passo é abandonar a busca de um conceito totalizante sobre o livro didático. Este material se transforma ao longo do tempo e se desejássemos agrupar todos os livros didáticos que já existiram em uma única caracterização, precisaríamos abdicar dos elementos particulares de cada modelo que se consolidou ao longo do tempo e dos espaços. Estamos interessados, em especial, no modelo de livro escolar que se tornou conhecido nas últimas décadas, e vigorou, aproximadamente, do PNLD 2004 ao 2018. Para a metodologia com que estudaremos nosso problema, nos inspiramos no método histórico, na análise de conteúdo (como discutida em BARDIN, 1977) e na Análise de Discurso. Buscamos dar conta de três discussões que estão relacionadas ao nosso objetivo. Primeiramente, usando um escopo de 493 trabalhos (teses, dissertações, dentre outros), realizamos uma cartografia da produção a respeito do livro didático de História, analisando uma série de características da mesma. Nesta, observamos, por um lado, que dimensões do livro didático são tratadas como centrais nas pesquisas ao longo do tempo, estudo que nos permitiu concluir que, mesmo que a qualidade das pesquisas tenha melhorado, a produção acadêmica, enquanto conjunto, continua focando em apenas alguns aspectos do livro escolar. Por outro lado, também observamos que concepções sobre livro didático se configuram e como estas são utilizadas por outros estudos. Foi possível perceber que os usos dos conceitos assumem uma configuração marcadamente diferente das propostas originais. Também identificamos que há uma série de outras concepções sobre o livro didático que não assumem, necessariamente, o formato de conceitos. Em um segundo momento, revisitamos a História do livro didático para refletir sobre como os vários elementos deste material são abordados na mesma, observando dimensões que são consideradas centrais e outras que não recebem a mesma atenção na História escrita sobre estematerial. Por fim, analisamos livros didáticos para identificar e demonstrar, nestas fontes primárias, o prisma de elementos que as constituem. Esperamos que, com a leitura deste estudo que visa entender o que significa o livro didático ser composto por uma pluralidade de dimensões, as pesquisas com este material passem a abordá-lo considerando a existência destes vários elementos. Pois, o entendimento adequado da complexidade de uma fonte é um passo fundamental para que esta seja estudada de forma cada vez mais pertinente.
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In opposition to perspectives that looked at the History textbook considering it only as an imperfect reproduction of the knowledge produced in the academy, in recent years, the statement that the textbook is composed of several types of knowledge has become common. However, we did not find a study that puts this complexity under discussion, to understand what are, after all, these different dimensions that build the textbook. Having established this as our objective, a first step is to abandon the search for a totalizing concept about the textbook. This material changes over time and if we wanted to group all the textbooks that ever existed into a single characterization, we would need to abdicate the particular elements of each model that was consolidated over time and spaces. We are particularly interested in the school textbook model that has become known in recent decades, and was in force, approximately, from PNLD 2004 to 2018. For the methodology with which we will study our problem, we are inspired by the historical method, the content analysis (as discussed in Bardin, 1977) and in the speech analysis. We seek to account for three discussions that are related to our objective. First, using the scope of 493 works (theses, dissertations, among others), we carried out a cartography of the production regarding of the History textbook, analyzing a series of its characteristics. Here, we observe, on the one hand, which dimensions of the textbook are treated as central in research over time, a study that allowed us to conclude that, even if the quality of the research has improved, the academic production, as a whole, continues to focus on just a few aspects of the textbook. On the other hand, we also observed what conceptions about textbooks are configured and how they are used by other studies. It was possible to perceive that the uses of the concepts assume a configuration markedly different from the original proposals. We also identified that there are a number of other conceptions about the textbook that do not necessarily take the form of concepts. In a second moment, we revisit the History of the textbook to reflect on how the various elements of this material are approached in it, observing dimensions that are considered central and others that do not receive the same attention in the History written about this material. Finally, we analyzed textbooks to identify and demonstrate, in these primary sources, the prism of elements that constitute them. We hope that, with the reading of this study, which aims to understand what it means for the textbook to be composed of a plurality of dimensions, research with this material will approach it considering the existence of these various elements. Since, the adequateunderstanding of the complexity of a source is a fundamental step for it to be studied in an increasingly pertinent way.
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MATHEUS OLIVEIRA DA SILVA
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Saberes da disciplina, saberes da profissionalização: uma leitura sobre a institucionalização da História por meio de Introdução ao Estudo da História na Faculdade de Filosofia de Natal (1963-1968).
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Orientador : MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
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MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS
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MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA
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Data: 27/02/2023
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Este trabalho teve como objetivo compreender se houve contribuição dadisciplina Introdução ao Estudo da História à institucionalização da História no curso daFaculdade de Filosofia de Natal, entre 1963 e 1968. A partir da metodologia análise deconteúdo, e das categorias de disciplina, institucionalização e profissionalização, setrabalhou com os programas da referida disciplina, currículos e legislações da época. Aofinal, se percebeu que a disciplina em questão, na verdade como elemento dainstitucionalização, contribuir com tal processo ao ser não só um espaço que permitiuum outro tipo de caracterização à formação em História para a época, como tambémcom a maneira pela qual podemos interpretar a institucionalização para além dasnarrativas de fundação de cursos.
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The objective of this work was to understand whether the disciplineIntroduction to the Study of History contributed to the institutionalization of History inthe course of the Faculty of Philosophy of Natal, between 1963 and 1968. Based on themethodology of content analysis, and the categories of discipline, institutionalization,and professionalization, if he worked with the programs of that discipline, curricula andlegislation of the time. In the end, the discipline in question, actually as an element ofinstitutionalization, contributes to this process by being not only a space that allowed adifferent type of characterization to training in History for the time, but also with theway in which we can interpret institutionalization beyond the foundation narratives ofcourses.
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SARAH KAROLINA SUCAR FERREIRA
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“APAIXONEI-ME DEVERAS [...] PELO ESTUDO DE PAPÉIS VELHOS”: OS USOSDO PASSADO NA CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO NORTE-RIO-GRANDENSE NOSESCRITOS DE VICENTE DE LEMOS (1907-1912)
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Orientador : MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS
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RENATO AMADO PEIXOTO
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RODRIGO TURIN
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Data: 13/03/2023
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Esta dissertação objetiva compreender os usos do passado na construção do lugar norte-riograndense a partir dos escritos do intelectual pernambucano e sócio fundador do IHGRN,Vicente de Lemos, de 1907 a 1912. Esse recorte se justifica pelos escritos do intelectual: oprimeiro refere-se à publicação da coluna Papéis Velhos; o segundo diz respeito ao ano deimpressão do único livro do autor, intitulado Capitães-mores e Governadores do Rio Grandedo Norte. O ato de revolver os velhos papéis no início do século XX, nem de longe consistiuem uma atividade desinteressada. A Questão de Grossos teria sido o gatilho para a buscadocumental sistematizada no estado norte-rio-grandense. Assim, diante de tal empreitada, aocorrer os arquivos e ao paginar a empoeirada documentação, Lemos não somente selecionouos documentos interessantes para a história, como também definiu junto ao grupo dominante,Albuquerque Maranhão, qual história deveria ser contada. Por meio da escrita o ilustradosignificou o espaço estadual, mediante uso da história, atribuindo-lhe sentido e valor,transformando-o em lugar. Desse modo, o estudioso também contribuiu para fomentar umavisão de passado e um projeto de futuro. Dessa forma, para melhor entender esse intelectual,este trabalho debruça-se sobre sua sociabilidade, sobre sua atuação como historiador epolítico. Para compreender como a historiografia do letrado o ajudou a gestar o lugar norterio-grandense, esta pesquisa dedica-se a analisar os escritos dele, identificando ospersonagens, os fatos, ou seja, a versão do passado que pretendia contar. No que concerne àmetodologia, foi realizada por meio do levantamento documental, tabulação e análisequalitativa, quantitativa e indiciária de jornais, revistas, livros, Relatórios de Presidente deProvíncia e Governadores, almanaques e outros textos.
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This dissertation aims to understand the uses of the past in the construction of the place in theof Rio Grande Norte from the writings of the intellectual from Pernambuco and foundingpartner of the IHGRN, Vicente de Lemos, from 1907 to 1912. This selection is justified bythe writings of the intellectual: the first refers to the publication of the Papéis Velhos column;the second concerns the year of printing of the author's only book, entitled Capitães-mores eGovernadores do Rio Grande do Norte. The act of turning over old papers at the beginning ofthe 20th century was far from being a disinterested activity. The Question of Grossos wouldhave been the trigger for the systematized document search in the state of Rio Grande doNorte. Thus, in the face of such an undertaking, when going through the archives and pagingthe dusty documentation, Lemos not only selected the documents that were interesting for thestory, but also defined, together with the dominant group, Albuquerque Maranhão, whichstory should be told. Through writing, the illustrated meant the state space, through the use ofhistory, attributing meaning and value to it, transforming it into a place. In this way, thescholar also contributed to fostering a vision of the past and a project for the future. Thus, tobetter understand this intellectual, this work focuses on his sociability, on his work as ahistorian and politician. In order to understand how the scholar's historiography helped him tomanage the place in the north of Rio Grande, this research is dedicated to analyzing hiswritings, identifying the characters, the facts, that is, the version of the past that he intended totell. With regard to the methodology, it was carried out through documental survey, tabulationand qualitative, quantitative and evidence analysis of newspapers, magazines, books, Reportsof President of Province and Governors, almanacs and other texts.
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THAISE GABRIELLA DE ALMEIDA RODRIGUES
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ESPAÇO, PRÁTICAS MÉDICAS E INSTITUCIONALIZAÇÃO DA LOUCURA: UM OLHAR SOBRE O HOSPITAL COLÔNIA DE NATAL (1957-1963)
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Orientador : RAIMUNDO NONATO ARAUJO DA ROCHA
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MEMBROS DA BANCA :
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CRISTIANA FACCHINETTI
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RAIMUNDO NONATO ARAUJO DA ROCHA
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RAIMUNDO PEREIRA ALENCAR ARRAIS
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Data: 07/07/2023
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O trabalho tem como objeto de estudo o Hospital Colônia, instituição psiquiátrica situada na cidade de Natal. Está delimitado temporalmente ao período compreendido entre julho de 1957 (quando ocorreu a transferência dos pacientes do Hospital de Alienados para o Hospital Colônia) e março de 1963 (momento em que uma mudança na diretoria da instituição alterou as práticas médicas ali vivenciadas). Analisa como se formou o discurso que clamava por um novo espaço para o tratamento da loucura. Discute a mudança dos pacientes do Hospital de Alienados (1911-1957) para o Hospital Colônia. Identifica as condições das práticas sanitárias e terapêuticas do Hospital de Alienados e a proposta “inovadora” do Hospital Colônia. Demostra como a nova instituição se estruturou fisicamente para que fossem adotadas práticas médicas então vistas como progressistas, como a laborterapia e praxiterapia. Investiga como a psiquiatria potiguar identificava, diagnosticava e tratava a loucura naquele contexto histórico. Utiliza como fontes principais: os relatórios dos presidentes de província e dos presidentes do estado do Rio Grande do Norte; os artigos de periódicos que discutem essa temática e os prontuários dos pacientes internados no Hospital Colônia. Nos relatórios foram encontradas as demandas sociais por um espaço específico para tratar a loucura, o surgimento do Hospital dos Alienados para satisfazer essas demandas e, posteriormente, os problemas que passaram a existir nesse espaço hospitalar durante o seu funcionamento. Nos artigos de periódicos foram encontradas disparidades entre as estruturas físicas das duas instituições. Os prontuários dos pacientes internados no Hospital Colônia foram analisados com o intuito de captar as práticas médicas desenvolvidas, identificando as continuidades e/ou descontinuidades dessas práticas em relação ao Hospital de Alienados, bem como observando a forma pela qual os “desajustamentos sociais” eram tratados.
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The object of study is the Hospital Colônia, a psychiatric institution located in the city of Natal. It is temporally delimited to the period between July 1957 (when patients were transferred from the Hospital de Alienados to Hospital Colônia) and March 1963 (when a change in the institution's board of directors altered the medical practices experienced there). It analyzes how the discourse that called for a new space for the treatment of madness was understood. Discuss the transfer of patients from Hospital de Alienados (1911-1957) to Hospital Colonia. It identifies the conditions of the sanitary and therapeutic practices of the Hospital de Alienados and the “innovative” proposal of the Hospital Colônia. It demonstrates how the new institution was physically structured so that medical practices that were then seen as progressive, such as labor therapy and praxitherapy, were adopted. It investigates how Potiguar psychiatry identified, diagnosed and treated madness in that historical context. It uses as main sources: the report of the provincial presidents and the presidents of the state of Rio Grande do Norte; newspaper articles about this theme and the medical records of patients interned at Hospital Colônia. They reported that the social demands for a specific space to treat madness were met, starting with the Hospital de Alienados to receive these demands and, later, the problems that came to exist in this hospital space during its operation. In journal articles, disparities were found between the physical structures of the two institutions. The medical records of patients hospitalized at the Hospital Colônia were analyzed with the aim of capturing the medical practices experienced, identifying the continuities and/or discontinuities of these practices in relation to the Hospital for the Insane, as well as observing the way in which the “social maladjustments” were treated.
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FRANCISCO DIDIER GUEDES ALBUQUERQUE JUNIOR
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DE TOCAIA COM O MEU SOM: BANDA TOCAIA DA PARAÍBA E A CONSTRUÇÃO DE UMA PAISAGEM SONORA HÍBRIDA NO ALTO SERTÃO PARAIBANO (1995-2010)
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Orientador : FRANCISCO FIRMINO SALES NETO
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSÉ ADRIANO FENERICK
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ADALBERTO DE PAULA PARANHOS
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DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JUNIOR
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FRANCISCO FIRMINO SALES NETO
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Data: 02/08/2023
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Este trabalho tem como objetivo historicizar a composição de novas paisagens sonoras no Alto Sertão paraibano, particularmente através dos hibridismos musicais empreendidos pela banda Tocaia da Paraíba, entre os anos de 1995 a 2010. Para tanto, compreende-se que o grupo é fruto de uma complexa cena musical alternativa formada na cidade de Cajazeiras (Paraíba), em finais dos anos 1980. Nesse ritmo, como uma ramificação dessa cultura musical local, a banda Tocaia da Paraíba se tornou um dos principais expoentes do circuito musical paraibano durante as décadas de 1990 e 2000, destacando-se, sobretudo, por dois motivos: primeiramente, pela estrutura híbrida de sua sonoridade que, instaurada em pleno Alto Sertão paraibano, trouxe para suas práticas culturais novas referências musicais do rock às bandas de pífano, do jazz ao coco de roda, do samba ao repente sertanejo, unindo a esfera local ao global e levando o grupo a compor canções autorais que tensionaram as pétreas concepções tradicionalistas da musicalidade nordestina, particularmente a do espaço sonoro do sertão paraibano; em seguida, pela notoriedade conquistada nos eventos musicais aos quais participou, espalhados por praticamente todas as regiões do território nacional, bem como da aparição em matérias jornalísticas de destacados meios da imprensa nacional. Em vista dessa temática, a presente análise histórica busca compreender o fazer cultural que esse grupo cajazeirense propôs a partir de suas concepções estéticas e da configuração de uma paisagem sonora híbrida, marcada por uma postura de independência artística e alternância ao mainstream musical. Como fontes, utiliza-se do encarte (capa, contracapa) e das canções inseridas nos discos Tocaia (2000) e Botando pra quebrar (2005), além de periódicos que noticiaram o grupo (a exemplo da Folha de São Paulo, Tribuna da Imprensa e Gazeta do Alto Piranhas), blogs, materiais de divulgação física (panfletos e cartazes dos shows), registros fotográficos, gravações audiovisuais e entrevistas – tanto com os integrantes da banda Tocaia como de outros grupos da cena alternativa local (GONZÁLEZ, 2013). Em relação ao embasamento teórico, realiza-se a partir da operacionalização dos conceitos de: paisagem sonora, perspectiva espacial edificada por Murray Schafer (2011a; 2011b) e Tim Ingold (2015); sertões, discutido por Janaína Amado (1995) e Durval Muniz de Albuquerque Júnior (2014); canção popular, instrumentalizado por Marcos Napolitano (2002), José Geraldo Vinci de Moraes (2000), Adalberto Paranhos (2015) e Luiz Tatit (2012); e de hibridismo cultural, possibilitado por Nestor Canclini (2019) e Peter Burke (2003).
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This work objective to historicize the composition of new soundscapes in Alto Sertão paraibano, particularly through the musical hybridisms undertaken by the band Tocaia da Paraíba, between 1995 and 2010. Therefore, it is understood that the group is the result of a complex alternative music scene formed in the city of Cajazeiras (Paraíba), in the late 1980s. In this rhythm, as an branch of this local musical culture, the band Tocaia da Paraíba became one of the main exponents of the musical circuit of Paraíba during the 1990s and 2000s, especially, for two reasons: first, by the hybrid structure of its sonority that, established in the middle of Alto Sertão paraibano, brought to its cultural practices new musical references from rock to the bands of pífano, from jazz to coco de roda, from samba to repente sertanejo, uniting the local and global spheres and leading the group to compose authorial songs that tensioned the traditional conceptions of northeastern musicality, particularly the sound space of the sertão paraibano; then, for the notoriety conquered in the musical events to which participated, spread to practically all regions of the national territory, as well as the appearance in journalistic articles of prominent national press. In view of this theme, the present historical analysis seeks to understand the cultural practice that this group proposed from its aesthetic conceptions and the configuration of a hybrid soundscape, positioned by an attitude of artistic independence and alternation with the musical mainstream. As sources, are used the CD insert (cover, back cover) and songs inserted in the albums Tocaia (2000) and Botando pra quebrar (2005), as well as periodicals that reported the group (such as Folha de São Paulo, Tribuna da Imprensa and Gazeta do Alto Piranhas), blogs, physical dissemination materials (pamphlets and posters of the shows), photographic records, audiovisual recordings and interviews - both with the band Tocaia and other groups of the local alternative scene (GONZÁLEZ, 2013). Regarding the theoretical basis, it is carried out from the operationalization of the concepts of: soundscape, spatil perspective built by Murray Schafer (2011a; 2011b) and Tim Ingold (2015); sertões, discussed by Janaína Amado (1995) and Durval Muniz de Albuquerque Júnior (2014); popular song, instrumentalized by Marcos Napolitano (2002), José Geraldo Vinci de Moraes (2000), Adalberto Paranhos (2015) and Luiz Tatit (2012); and cultural hybridity, made possible by Nestor Canclini (2019) and Peter Burke (2003).
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CLIVYA DA SILVEIRA NOBRE
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“NÃO HOUVESSEM NO BRASIL ESSES AUTODIDATAS PRECURSORES”: DOCENTES E A PRODUÇÃO DO ENSINO SUPERIOR DE HISTÓRIA NO RIO GRANDE DO NORTE (1955-1991).
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Orientador : MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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JOÃO PAULO GAMA OLIVEIRA
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MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS
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RENATO AMADO PEIXOTO
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Data: 21/08/2023
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Em 1955, foi criada a Faculdade de Filosofia de Natal (FAFIN), que se tornou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) em 1963, e teve seus cursos incorporados à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 1968. Neste processo, um grupo de intelectuais teve participação fundamental na idealização e constituição inicial destes espaços, os precursores, professores que participaram da fundação e estruturação dos cursos em suas primeiras décadas. O objetivo geral da dissertação é analisar de qual modo os precursores João Wilson Mendes Melo, Tarcísio da Natividade Medeiros e Hélio Dantas produziram o espaço de ensino do Curso de História da FAFIN/FFCL/UFRN, de 1955 a 1991. Para isto, investiguei a participação deles na fundação e estruturação curricular; analisei suas concepções teóricas e historiográficas por meio de seus escritos na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN); e discorri sobre o ensino desses sujeitos no Curso de História, ao buscar compreender aproximações e distanciamentos com o proposto por eles na produção no IHGRN. Utilizo como fontes as atas de reuniões docentes, programas das cátedras/disciplinas, artigos publicados na Revista do IHGRN, artigos publicados na Revista História – UFRN 30 anos, e as entrevistas concedidas pelos docentes disponíveis no DVD 50 anos de História e no acervo do Laboratório de História Oral da UFRN (LABHO). Trabalho com a análise qualitativa crítica das fontes, e com a abordagem de fontes orais. Investigar como os precursores produziram o espaço de formação do Curso de História da FAFIN/FFCL/UFRN, e suas opções metodológicas e historiográficas ao ensinar e pesquisar, auxiliou na compreensão de aspectos da História produzida e ensinada no Rio Grande do Norte e no Brasil.
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In 1955, the Faculdade de Filosofia de Natal (FAFIN) was created, which became the Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) in 1963, and had its courses incorporated into the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) in 1968. In this process, a group of intellectuals had a fundamental participation in the idealization and initial constitution of these spaces, the precursors, professors who participated in the foundation and structuring of the courses in their first decades. The general objective of the dissertation is to analyze how the precursors João Wilson Mendes Melo, Tarcísio da Natividade Medeiros and Hélio Dantas produced the teaching space of the History Course at FAFIN/FFCL/UFRN, from 1955 to 1991. Their participation in the foundation and structuring of the curriculum; I analyzed his theoretical and historiographical conceptions through his writings in the Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN); and I discussed the teaching of these subjects in the History Course, seeking to understand similarities and differences with what they proposed in the production at IHGRN. I use as sources the minutes of faculty meetings, chair/discipline programs, articles published in Revista do IHGRN, articles published in Revista História – UFRN 30 anos, and interviews given by professors available on the DVD 50 anos de História and in the Laboratório de História Oral da UFRN (LABHO). I work with the critical qualitative analysis of the sources, and with the approach of oral sources. Investigating how the precursors produced the training space of the FAFIN/FFCL/UFRN History Course, and their methodological and historiographical options when teaching and researching, helped to understand aspects of the History produced and taught in Rio Grande do Norte and in Brazil.
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BENIGNA INGRED AURÉLIA BEZERRIL
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“NA ORLA CINZENTA DO HORIZONTE”: O ESPAÇO DAS MEMÓRIAS DE MARIA FIRMINA DOS REIS (1859-1917)
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Orientador : MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS
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RENATO AMADO PEIXOTO
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RÉGIA AGOSTINHO DA SILVA
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Data: 28/08/2023
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Maria Firmina dos Reis foi uma escritora, professora e compositora maranhense (1825-1917). Sua primeira obra publicada, Úrsula (1859) é considerada o primeiro romance abolicionista do Brasil. Este trabalho tem como objetivo investigar o espaço das memórias na literatura de Maria Firmina dos Reis. Para isso, é investigado o contexto em que a autora viveu: o Maranhão do século XIX e o espaço ocupado por ela na literatura e na imprensa. As experiências de Firmina dos Reis enquanto mulher negra e a construção de seu espaço literário são relacionados com o objetivo de analisar o protagonismo negro e feminino em suas obras. As fontes principais elencadas para essa investigação são o romance Úrsula (1859) e os contos A escrava (1887) e Gupeva (1861). Os jornais do Maranhão do século XIX são mobilizados como fontes de cotejo, assim como o diário da autora chamado O Álbum. A literatura neste trabalho é pensada enquanto espaço das memórias de Firmina dos Reis a partir de Aleida Assmann, Jacques Le Goff, Luís Santos e Silvana Oliveira. Esse espaço construído por meio da escrita é considerado como lugar de atuação do sujeito no qual suas experiências e vivências transbordam nas representações literárias. Esse sistema de representações vinculado às experiências do sujeito é analisado a partir de Conceição Evaristo e Jacques Derrida. A literatura aqui também é pensada enquanto espaço político a partir das considerações de Rene Rémond, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Busca-se compreender como Firmina dos Reis representa a sociedade oitocentista na sua literatura, especialmente no que diz respeito às mulheres e aos negros, bem como as possíveis críticas que podem surgir de suas tramas, tendo em vista sua condição de mulher negra no Brasil do século XIX.
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Maria Firmina dos Reis was a writer, teacher and composer from Maranhão (1825-1917). Her first published work, Úrsula (1859) is considered the first abolitionist novel from Brazil. This work aims to investigate the space of memories in the Maria Firmina dos Reis’ literature. For this, the present research investigates the context in which the author lived: Maranhão in the 19th century and the space occupied by her in literature and the press. This work relates Firmina dos Reis' experiences as a black woman with the construction of her literary space with the objective of analyzing the black and female protagonism in her works. The main sources listed for this investigation are the novel Úrsula (1859) and the short stories A escrava (1887) and Gupeva (1861). As sources of comparison are used the 19th century Maranhão newspapers, as well as the write's diary called O Álbum. This research looks the literature as a space for Firmina dos Reis' memories by the concepts of Aleida Assmann, Jacques Le Goff, Luís Santos and Silvana Oliveira. This work consider the space built through writing as a place for the subject to act in which her experiences overflow in literary representations too. Conceição Evaristo and Jacques Derrida think this system of representations linked to the subject’s experiences and their contributions are relevant to this work. This research also thinks the literature as a political space based on the considerations of Rene Rémond, Gilles Deleuze and Félix Guattari. It seeks to understand how Firmina dos Reis represents 19h century society in her literature, especially with regard to women and black people, as well as the possible criticisms that may arise from her plots, in view of her condition as a black woman in Brazil in the 19th century.
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ALESY SOARES OLIVEIRA
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REVISANDO UM PAÍS: O HISTORIADOR RODRIGO OCTÁVIO E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO DA NAÇÃO NO IHGB (1893-1940)
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Orientador : RENATO AMADO PEIXOTO
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MEMBROS DA BANCA :
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ALINE MICHELINI MENONCELLO
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MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS
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RENATO AMADO PEIXOTO
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Data: 30/08/2023
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Esta dissertação tem como objeto de estudo a produção intelectual do historiador Rodrigo Octávio, destacando suas contribuições para a construção da história republicana do Brasil e sua abordagem em relação ao espaço pan-americano. A pesquisa visa compreender como suas obras influenciaram a historiografia do início do século XX e sua relevância para o entendimento da política externa brasileira. Os objetivos deste estudo são analisar as primeiras obras de Rodrigo Octávio em relação ao posicionamento republicano e sua relação com o IHGB, compreender sua abordagem sobre o espaço pan-americano e a influência dos Congressos de História Nacional, e investigar a construção da obra "Alexandre de Gusmão e o Monroísmo" como uma junção de seus estudos sobre a temática. As fontes utilizadas incluem as obras de Rodrigo Octávio, as conferências documentadas na revista do IHGB, além de textos de outros autores que discutem a política externa brasileira e o pan-americanismo. A metodologia empregada nesta dissertação é de cunho analítico e interpretativo, utilizando a análise de conteúdo das obras de Rodrigo Octávio e das fontes secundárias para identificar suas principais abordagens e contribuições para a historiografia do período. A pesquisa pretende demonstrar como as obras iniciais de Rodrigo Octávio revelam a organização da narrativa histórica no início do século XX e a relação do IHGB com o novo governo republicano. Além disso, destaca-se sua abordagem singular em relação ao espaço pan-americano, enfocando uma perspectiva mais brasileira ou americana, o que o diferencia de outros intelectuais da época. Por fim, pretende-se apontar a relevância do trabalho de Rodrigo Octávio na construção da história republicana do Brasil e na formulação de narrativas pró-republicanas. Sua obra representa um importante acervo intelectual que influenciou a historiografia do período, abrindo caminhos para a compreensão da política externa brasileira e sua relação com o pan-americanismo. Em síntese, esta dissertação contribui para o entendimento da produção intelectual de Rodrigo Octávio e seu papel na historiografia brasileira, destacando sua importância para a compreensão da história republicana do Brasil e sua abordagem única em relação ao espaço pan-americano.
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This dissertation has as object of study the intellectual production of the historian Rodrigo Octávio, highlighting his contributions to the construction of the republican history of Brazil and his approach in relation to the Pan-American space. The research aims to understand how his works influenced the historiography of the early twentieth century and its relevance to the understanding of Brazilian foreign policy. The objectives of this study are to analyze Rodrigo Octávio's first works in relation to the republican position and his relationship with the IHGB, to understand his approach to the Pan-American space and the influence of the National History Congresses, and to investigate the construction of the work "Alexandre de Gusmão e o Monroísmo" as a junction of his studies on the subject. The sources used include the works of Rodrigo Octávio, the conferences documented in the IHGB magazine, as well as texts by other authors who discuss Brazilian foreign policy and Pan-Americanism. The methodology used in this dissertation is analytical and interpretative, using content analysis of Rodrigo Octávio's works and secondary sources to identify his main approaches and contributions to the historiography of the period. The research aims to demonstrate how the early works of Rodrigo Octávio reveal the organization of the historical narrative in the early twentieth century and the relationship between the IHGB and the new republican government. In addition, his unique approach to the Pan-American space stands out, focusing on a more Brazilian or American perspective, which differentiates him from other intellectuals of the time. Finally, it is intended to point out the relevance of Rodrigo Octávio's work in the construction of republican history in Brazil and in the formulation of pro-republican narratives. His work represents an important intellectual collection that influenced the historiography of the period, paving the way for the understanding of Brazilian foreign policy and its relationship with Pan-Americanism. In summary, this dissertation contributes to the understanding of Rodrigo Octávio's intellectual production and his role in Brazilian historiography, highlighting his importance for understanding the republican history of Brazil and his unique approach in relation to the Pan-American space.
ThisdissertationaimstoapproachthehistoriographicalproductionofRodrigoOctávio
LangaardMenezes(1866-1944),understandinghisprivilegedpositionaroundthemomentof
transitionfromtheMonarchicRegimetotheRepublicandhisparticipationinthespatial
construction ofthe contours of the nationinaPan-Europeanregion.-American,whichgained
increasing proportions along its intellectualjourney.Subsidiarity, weseekhere to pointout the
dynamicsofthedisciplineofHistoryand itsuseinsustainingtherepublicanprojectinthe midst
of a context ofdisputes and uncertaintiesat the beginning ofthe 20thcentury.
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MARIA JOSÉ FÉLIX MARTINS
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ILHA BELA, ESPAÇOS DA RECORDAÇÃO: ENTRE RUÍNAS, MEMÓRIAS E O DIREITO DE NARRAR (CEARÁ-MIRIM, 2002-2022)
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Orientador : MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JUNIOR
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JOÃO MAURICIO GOMES NETO
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MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA
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Data: 30/08/2023
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Este trabalho tem como objetivo analisar a memória que vem sendo construída sobre uma comunidade que se encontra em processo de arruinamento, a Ilha Bela, localizada na zona rural da cidade de Ceará-Mirim, que faz parte da região metropolitana da capital do Rio Grande do Norte. Mais especificamente, o estudo aqui analisado parte das memórias dos reminiscentes da Ilha Bela no tempo presente, o tempo das ruínas, tendo como fonte principal de análise para a pesquisa o livro de recordações escrito por um reminiscente do espaço ilhabelense, o Sr. Francisco Canindé Dias. A comunidade entrou em processo de arruinamento na década de 1990, quando seus últimos moradores foram obrigados a deixar suas residências, que em seguida foram demolidas, restando apenas as ruínas do prédio da usina de açúcar, que foi a base econômica da população ilhabelense e parte importante da produção açucareira na cidade de Ceará-Mirim. A partir da década de 1990, quando as casas foram demolidas, o grupo de reminiscentes que vivenciou o lugar no tempo em que a usina ainda produzia e servia de vínculo empregatício sentiu a necessidade de continuar a se reunir para rememorar os anos de prática e experiência no local que faz parte de suas histórias de vida. Os encontros de ex-moradores da Ilha Bela se iniciaram no ano de 2002, e a partir de então acontecem todos os anos, no mês de dezembro, reunindo sujeitos que hoje habitam diferentes estados do país. As reuniões possibilitaram a escrita do livro do Sr. Dias a partir de suas memórias e das rememorações coletivas que acontecem todos os anos nos encontros de ex-moradores da Ilha Bela. O livro compõe as fontes principais analisadas neste estudo sobre as memórias de Ilha Bela no tempo presente e as memórias que vêm sendo construídas com o passar dos anos nas reuniões anuais e que servem de objeto de representação para o grupo que persiste em recordar o espaço.
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This work aims to analyze the memory that has been constructed about a community that is in the process of ruin, Ilha Bela, located in the rural area of the city of Ceará-Mirim, which is part of the metropolitan region of the capital of Rio Grande do Sul. North. More specifically, the study analyzed here starts from the memories of the reminiscent of Ilha Bela in the present time, the time of the ruins, having as the main source of analysis for the research the book of memories written by a reminiscent of the space of Ilhabela, Mr. Francisco Canindé Dias. The community went into ruination in the 1990s, when its last residents were forced to leave their homes, which were then demolished, leaving only the ruins of the sugar mill building, which was the economic base of the population of Ilhabela and part important part of sugar production in the city of Ceará-Mirim. From the 1990s onwards, when the houses were demolished, the group of reminiscent people who experienced the place in the time when the plant still produced and served as an employment bond felt the need to continue to meet to recall the years of practice and experience in the place that is part of their life stories. The meetings of ex-residents of Ilha Bela began in 2002, and since then they have been held every year, in December, bringing together individuals who now live in different states of the country. The meetings enabled the writing of Mr. Days based on his memories and the collective remembrances that take place every year in the meetings of former residents of Ilha Bela. The book composes the main sources analyzed in this study on the memories of Ilha Bela in the present time and the memories that have been built over the years in the annual meetings and that serve as a representation object for the group that persists in remembering the space.
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MARIA LUIZA DANTAS LINS
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“Aprender para ensinar, conhecer para descobrir”: os ensinos de História nos cadernos de planejamento de uma professora em Natal
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Orientador : MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA
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MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS
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EDILSON APARECIDO CHAVES
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Data: 06/09/2023
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O objetivo deste trabalho é compreender os elementos que constituem os ensinos de História entre os anos de 1991 e 1992 presentes nos cadernos de planejamento da professora Ana Afra, que foram tornados fontes ao entrar em contato com o NDM - Núcleo de Documentação e Memória da Educação do RN/IFESP - Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy. Os cadernos, como objetos da cultura escolar e registros cotidianos, podem ser reveladores de exemplos de ensinos-aprendizagens de História na capital do Rio Grande do Norte. A metodologia que será desenvolvida é baseada no método histórico e ressalta a necessidade de escrever narrativas que revelam a diversidade de ensinos e de como se aprende História. Tal proposição leva em consideração os debates existentes dentro do campo de pesquisa do ensino de História para extrapolar uma construção historiográfica dicotomizada que é limitada a produções sobre um ensino tradicional e inovador ou restritos a prescrições e legislações educacionais.
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The objective of this study is to understand the elements that constitute History teachings between the years 1991 and 1992, as found in the lesson planning notebooks of Professor Ana Afra. These notebooks were turned into sources upon contact with the NDM - Núcleo de Documentação e Memória da Educação do RN/IFESP - Institute of Higher Education Presidente Kennedy. As objects of school culture and daily records, these notebooks can reveal examples of History teaching and learning in the capital of Rio Grande do Norte. The methodology that will be employed is based on the historical method and emphasizes the need to write narratives that unveil the diversity of teaching and learning History. This proposition takes into consideration the existing debates within the research field of History teaching, in order to go beyond a dichotomized historiographical construction that is limited to productions about traditional and innovative teaching or constrained by educational prescriptions and legislation.
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RENATA NOBRE BEZERRA
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Territorialidade e alteridade no Japão Tokugawa: os diversos contatos na ilha de Kyûshû, 1603-1639
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Orientador : RONALDO VAINFAS
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MEMBROS DA BANCA :
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CARMEN MARGARIDA OLIVEIRA ALVEAL
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MARIANA AMABILE BOSCARIOL
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RONALDO VAINFAS
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THIAGO ALVES DIAS
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Data: 29/09/2023
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No âmbito do comércio marítimo no índico e no pacífico no final do século XVI e início do século XVII, o Japão está no período da sua história conhecido como reunificação. Após o período de guerras internas, ou Sengoku Jidai, em 1603, a casa Tokugawa assumiu o título shogunal iniciando uma administração que duraria duzentos anos. No início do governo Tokugawa, as nações europeias estavam ativamente fazendo comércio com os japoneses. Como mediadores entre esses povos estavam os membros da Companhia de Jesus, ordem mendicante que nasceu com o propósito de disseminar o cristianismo pelo mundo. O século XVI, para o Japão, foi um momento de transição de um período de conflitos intensos para uma época de relativa paz, entretanto os primeiros anos da administração Tokugawa foi marcado por várias medidas que visavam, entre outros fins, evitar que os senhores de terras, ou Daimyou, tivessem a oportunidade de se rebelar de novo contra o governo central. Nesse cenário de mudanças está Kyûshû, umas das quatro maiores ilhas do arquipélago, e que está localizada ao sul do arquipélago. Kyûshû, por sua posição geográfica privilegiada foi palco da maior interação entre os japoneses e os diversos povos estrangeiros que estiveram presente em solo nipônico. Este trabalho se propõe a analisar os diversos espaços de contato entre os japoneses e os diferentes grupos de estrangeiros que estavam presentes no arquipélago no início do período Tokugawa, 1603, até a outorga do édito que decretou o fechamento dos portos do Japão em 1639; entendendo o conceito de Espaço como lugar praticado (CERTAU, 2014), e pensando este conceito aliado ao de territorialidade compreendido como um híbrido, nunca indiferenciado, de concreto e simbólico (HAESBAERT, 2004), e de alteridade (TODOROV, 2003), para analisar as mudanças territoriais e os diversos contatos que aconteceram na terra do sol nascente, dando enfoque à ilha de Kyûshû, que por sua especificidade que nos proporciona uma melhor compreensão do contexto analisado.
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Within the scope of maritime trade in the Indian and the Pacific Ocean at the end of the 16th century and beginning of the 17th century, Japan is in the period of its history known as reunification. After the period of internal wars, or Sengoku Jidai, in 1603, the Tokugawa house assumed the shogunal title, beginning an administration that would last two hundred years. At the beginning of the Tokugawa government, European nations were actively trading with the Japanese. As mediators between these people were the members of the Society of Jesus, a mendicant order that was born with the purpose of spreading Christianity throughout the world. The 16th century, for Japan, was a time of transition from a period of intense conflicts to a time of relative peace, however the first years of the Tokugawa administration were marked by several measures that aimed, among other purposes, to prevent the landlords, or Daimyou, had the opportunity to rebel against the central government again. In this scenario of changes is Kyûshû, one of the four largest islands in the archipelago, which is located on the south of the archipelago. Kyûshû, due to its privileged geographical position, was the scenario of the greatest part of the interaction between the Japanese and various foreign peoples who were present on Japanese lands. This work aims to analyze the different spaces of interaction between the Japanese and the different groups of foreigners who were present in the archipelago at the beginning of the Tokugawa period, 1603, until the granting of the edict that decreed the closure of Japan's ports in 1639; understanding the concept of Space as a practiced place (CERTAU, 2014), and thinking about this concept combined with that of territoriality understood as a hybrid, never undifferentiated, of concrete and symbolic (HAESBAERT, 2004), and otherness (TODOROV, 2003), to analyze the territorial changes and the various contacts that took place in the land of the rising sun, focusing on the island of Kyûshû, which, due to its specificity, provides us with a better understanding of the analyzed context.
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Teses |
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THÁBATA DE ARAÚJO ALVARENGA
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UMA ESCOLA DA INFÂNCIA: CULTURA E ESPAÇO ESCOLAR DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INFANTIL (1979-2008)
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Orientador : MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS
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MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA
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RENATO AMADO PEIXOTO
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SOLYANE SILVEIRA LIMA
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LISIANE SIAS MANKE
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Data: 10/03/2023
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Esta tese tem como objeto de pesquisa a cultura e o espaço escolar do Núcleo de Educação Infantil (NEI-CAp-UFRN), entre os anos de 1979 e 2008. Utilizamos como referencial teórico para interpretar o NEI o conceito de cultura e espaço escolar, uma vez que professores e crianças, como sujeitos do processo educativo, foram compreendidos em suas ações cotidianas, nas relações que estabeleceram uns com os outros, com o espaço e com os saberes escolares. O estudo pautado nestes conceitos possibilitou-nos discorrer tanto sobre as invariantes estruturais da escola, quanto a responder questões acerca das suas transformações, procurando entender as práticas escolares e questões cotidianas, como forma de apropriação do espaço e do tempo escolar. Nesse sentido, trabalhamos com um escopo documental constituído por documentos de caráter burocrático-administrativo, fotografias, relatos de práticas pedagógicas, narrativas produzidas pelas crianças e publicadas, pelo NEI, nos livros das turmas da alfabetização, bem como teses e dissertações produzidas pelo corpo docente da instituição. A partir de tais fontes procuramos demonstrar como ocorreu o processo de instituição de uma “escola diferente” no âmbito da UFRN e como, no decurso do tempo, processou-se a organização de um espaço que forjou uma cultura escolar calcada no entrelaçamento entre as vivências e experiências infantis, a mediação pedagógica e os saberes historicamente construídos. Além disso, procuramos demonstrar, de um lado, como a cultura escolar proveniente do aprendizado e das descobertas derivadas dos temas de pesquisa e, de outro, a kindercultura e a cultura de massa estiveram presentes no imaginário infantil, tornando-se parte da vivência e da experiência das crianças do NEI. Analisamos, ainda, o cotidiano das relações infantis e a representação, na infância, de temas, tais como: família, maternidade e questões de gênero; vivências e experiências infantis no espaço extraescolar; espaços de sociabilidade infantil; o “mapa dos sentimentos” e as “paisagens do medo”; e, por fim, as percepções acerca do eu, do nós e do outro. Nosso trabalho demonstrou, de um lado, o protagonismo infantil na produção de uma cultura e de um espaço escolar e, de outro, o caráter renovador de uma proposta pedagógica que, fundamentada no método ativo, foi capaz de articular ao fazer pedagógico os interesses, as vivências e a experiência infantil na produção do conhecimento escolar. Tal prática pedagógica fez com que, ao longo de sua trajetória histórica, o NEI se tornasse uma escola de educação infantil paradigmática na cidade de Natal e no estado do Rio Grande do Norte.
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This thesis has as object of research the culture and school space of the Núcleo de Educação Infantil (NEI-CAp-UFRN), between the years of 1979 and 2008. We used as a theoretical reference to interpret the NEI the concept of culture and school space, since teachers and children, as subjects of the educational process, were understood in their daily actions, in the relationships they established with each other, with the space and with school knowledge. The study based on these concepts allowed us to discuss both the structural invariants of the school and to answer questions about their transformations, trying to understand school practices and everyday issues, as a way of appropriating school space and time. In this sense, we work with a documentary scope consisting of documents of a bureaucratic-administrative nature, photographs, reports of pedagogical practices, narratives produced by the children and published, by the NEI, in the books of the literacy classes, as well as theses and dissertations produced by the teaching staff. of the institution. From such sources, we seek to demonstrate how the process of establishing a “different school” took place within the scope of UFRN and how, over time, the organization of a space was processed that forged a school culture based on the intertwining between the experiences and children's experiences, pedagogical mediation and historically constructed knowledge. In addition, we seek to demonstrate, on the one hand, how school culture resulting from learning and discoveries derived from research topics and, on the other hand, kinderculture and mass culture were present in children's imagination, becoming part of the experience and from the experience of the children of the NEI. We also analyzed the daily life of children's relationships and the representation, in childhood, of themes such as: family, motherhood and gender issues; children's experiences and experiences in the extracurricular space; children's sociability spaces; the “map of feelings” and the “landscapes of fear”; and, finally, the perceptions of oneself, us and others. Our work demonstrated, on the one hand, the children's role in the production of a culture and a school space and, on the other hand, the renewing character of a pedagogical proposal that, based on the active method, was able to articulate the interests and children's experience in the production of school knowledge. Such pedagogical practice made, throughout its historical trajectory, the NEI to become a paradigmatic early childhood education school in the city of Natal and in the state of Rio Grande do Norte.
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JANDSON BERNARDO SOARES
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O LIVRO DIDÁTICO DISPUTADO: UMA ANÁLISE DO ESPAÇO DIDÁTICO-EDITORIAL BRASILEIRO (1995-2016)
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Orientador : MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA
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FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JUNIOR
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MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS
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EDILSON APARECIDO CHAVES
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ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
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Data: 13/04/2023
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O presente trabalho se propõe a investigar como aconteceram as disputas entre o Estado brasileiro e os autores de livros didáticos, entre 1995 e 2016, em torno da constituição de um conceito de livro didático, entendido aqui como um saber-fazer. Nesse sentido, relaciono os documentos produzidos e divulgados pela Associação Brasileira de Autores de Livros Educacionais (ABRALE), e os Guias do PNLD, elaborados pelo Estado Brasileiro. Tais produções foram observados a luz da Análise de conteúdo, o que possibilitou ampliar a sua leitura para atingir aspectos práticos, psicológicos, históricos, econômicos e sociológicos (Laurence Bardin, 1980), os quais foram adensados a partir escritos de Jürgen Habermas (1996) e Michel de Certeau (2013), autorizando a observar a linguagem e as práticas no mundo como duas faces da mesma moeda, elementos que dialeticamente comporiam as formas de agir, produzir e se relacionar com a realidade.
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The present work proposes to investigate how the disputes between the Brazilian State and the authors of textbooks took place, between 1995 and 2016, around the constitution of a concept of textbook, understood here as a know-how. In this sense, I list the documents produced and disseminated by the Brazilian Association of Authors of Educational Books (ABRALE), and the PNLD Guides, prepared by the Brazilian State. Such productions were observed in the light of Content Analysis, which made it possible to expand their reading to reach practical, psychological, historical, economic and sociological aspects (Laurence Bardin, 1980), which were consolidated from the writings of Jürgen Habermas (1996) and Michel de Certeau (2013), authorizing the observation of language and practices in the world as two sides of the same coin, elements that would dialectically compose the ways of acting, producing and relating to reality.
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VINÍCIUS ALEXANDRE ROCHA PIASSI
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NOS MEANDROS DO ARQUIVO E DA HISTÓRIA: (DES)CAMINHOS DAMEMÓRIA NOS ENSAIOS DE JOÃO MOREIRA SALLES (2007-2017)
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Orientador : FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JUNIOR
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DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JUNIOR
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MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS
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MÔNICA BRINCALEPE CAMPO
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ANA MARIA MAUAD DE SOUSA ANDRADE ESSUS
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Data: 20/04/2023
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Esta tese apresenta uma pesquisa sobre as cartografias afetivas construídas com imagens de arquivo nos ensaios documentais de João Moreira Salles, Santiago (2007) e No IntensoAgora (2017). De sua extensa produção como documentarista, roteirista e produtor do cinema brasileiro, destacamos esses dois títulos para compor o corpus principal desta pesquisa por seu cariz autobiográfico e pelos modos como, em cada produção, mobiliza- se um olhar introspectivo para as memórias pessoais do cineasta e para seus dramas familiares, utilizando- se de imagens de arquivo à maneira do filme-ensaio. Tais filmes constroem uma perspectiva histórica sobre o passado a partir de uma abordagem que realça a memória e a história, transitando entre as dimensões do privado e do coletivo. Metodologicamente, partindo da análise fílmica, a argumentação remete a apreciação crítica dessas obras a um corpus fílmico expandido que abrange a filmografia do diretor e produções culturais com as quais ela dialoga, bem como a materiais extra fílmicos, como informações adicionais contidas nos DVDs, cartazes de divulgação, entrevistas, ensaios jornalísticos, críticas de cinema, resenhas e artigos impressos e disponíveis na internet.
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This thesis presents a research on affective cartographies constructed with archival images in the documentary essays by João Moreira Salles, Santiago (2007) and No Intenso Agora (2017). From his extensive production as a documentary filmmaker, screenwriter and producer of Brazilian cinema, we highlight these two titles to compose the main corpus of this research due to its autobiographical nature and the ways in which, in each production, an introspective look at how the filmmaker's personal memories are mobilized and for his family dramas, using archival images in the manner of the essay film. Such films build a historical perspective on the past from an approach that enhances memory and history, moving between the dimensions of the private and the collective. Methodologically, based on film analysis, the argument refers to the critical evaluation of these works to an expanded film corpus that includes the director's filmography and cultural productions with which it dialogues, as well as extra filmic materials, such as additional information contained on DVDs, publicity posters, interviews, journalistic essays, film critics, reviews and articles in print and available on the internet.
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ERICK MATHEUS BEZERRA MENDONÇA RODRIGUES
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LA TIERRA DE GUERRA: CONFLITOS, CULTURAS E ESPAÇOS NAS DISPUTAS HISPANO-MAPUCHES (1541-1626)
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Orientador : CARMEN MARGARIDA OLIVEIRA ALVEAL
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MEMBROS DA BANCA :
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CARMEN MARGARIDA OLIVEIRA ALVEAL
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LIGIO JOSE DE OLIVEIRA MAIA
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THIAGO ALVES DIAS
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HUGO FRANCISCO CONTRERAS CRUCES
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JAIME VALENZUELA MÁRQUEZ
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MAURICIO ARANGO PUERTA
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Data: 29/05/2023
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Tierra de guerra foi um termo usualmente utilizado nos escritos hispânicos referentes ao Chile colonial. Ele descrevia um espaço de beligerância, onde a guerra funcionava como um constante mecanismo de produção de territórios, entre outros aspectos. A guerra, nesse cenário, moldou uma forma indissiocrática de relação entre os grupos de conquistadores e povoadores espanhóis e os povos indígenas que habitavam o atual território chileno. Destacar-se-iam os promaucaes, como os chamaram os incas, mas que ficaram mais conhecidos como araucanos ou Mapuche, como foram identificados em tempos posteriores. Contingenciados por conflitos e outras formas de interação, os mundos espanhol e mapuche coexistiram adversos ou alinhadamente no marco temporal de nossa pesquisa, centrada entre os anos de 1541 e 1626. Dessa forma, permitimo-nos questionar o significado, para espanhóis e indígenas, da chamada tierra de guerra: em que consistia? Como era pensada? Como pacificá-la? Que relações político-espaciais engendrava? Entender os conflitos coloniais hispano-mapuches é parte fundamental para ensaiar respostas para essas dúvidas. Começamos, portanto, na gênese desse conflito: as conquistas da América. Foram as preconcepções ibéricas de expansionismo, religião, direito, guerra e relação com o outro que permitiram que alguns fidalgos chegassem tão longe quanto Pedro de Valdivia à Nueva Extremadura. A partir daí, passamos a buscar a compreensão dos fatores gerais que levaram à conquista, fixação e formação hispânica de um novo território, o mais austral do seu espraiado império americano: o Reino do Chile. Sequelado por décadas de constantes guerras e rebeliões contra uma população indígena que resistia à submissão, os espanhóis, distendidos do Copiapó a Chiloé, em rincões isolados e cidades sitiadas, tiveram que lidar com um levante indígena de proporções descomunais (1598-1604). A queda e abandono das sete cidades e fortes ao sul do rio Biobío foi o marco disruptivo do fracasso espanhol na conquista e pacificação da terra de guerra. Disso desenvolveu-se, no decorrer do século XVII, uma muito debatida situação fronteiriça. A Fronteira seria uma marca indelével dessa realidade colonial, consubstanciada em uma grande variedade de fronteiras de guerra ou de paz: nascia, portanto, um prolongado complexo fronteiriço, marcado pela alteridade, pelos conflitos e pela noção de limite subjacente. Por fim, advém perguntar como os sujeitos históricos pensavam, deliberavam e planejavam alterar, manter ou obliterar a tierra de guerra. Perpassamos obrigatoriamente pela ideação e efetivação da guerra defensiva do padre jesuíta Luis de Valdivia, contraposta pela proposta de guerra ofensiva, a fuego y sangre, levada a cabo por vários comandantes e governadores, entre os quais destacou-se Alonso de Ribera. Capitães, jesuítas, vice-reis e líderes indígenas conviviam e digladiavam-se em torno de diferentes projetos políticos para esse espaço. Palco de conflitos históricos centenários, a tierra de guerra é parte da fundamental das renhidas relações entre espanhóis e indígenas. Altíssona, emite vultosos ecos que são ouvidos até os dias de hoje.
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Tierra de Guerra (land of war) was a common definition used in the Hispanic texts about colonial Chile. It commonly described, as we shall see, a wide space of warlike, where the war functioned as a constant mechanism of making territories. In that scene, war modeled an idiosyncratic form of relationship between Spaniard conquerors and settlements and the indigenous people who inhabited the current Chilean territory. The promaucaes, as the Incas called them, also known as Araucanians or Mapuche in later times, would stand out by their resistance. Influenced by conflicts and other forms of interaction, the World of Spaniards and Mapuches coexisted either against each other or aligned, into the temporal borders of our research, which goes from the mid-16th to mid-17th. In that way, we questioned the meaning of the Tierra de Guerra: what is this about? How was it thought? What kind of political and spatial relations did it produce? Understanding the Hispanic-Mapuche colonial conflicts is a fundamental part to draft answers to these doubts. We started with the origins of the conflict: the Conquests of America. It was the Iberic preconceptions of expansionism, religion, law, war, and otherness that permitted some hidalgos to get so long as Pedro de Valdivia in the Nueva Extremadura. From that, we begin to question the understanding of the general factors that led to the conquest, occupation, and Hispanic formation of a new territory, the most southward on the scattered empery of Spain: The Kingdom of Chile. Afflicted by decades of constant wars and rebellions against an indigenous population that resisted submission, the Spaniards, settled from Copiapó to Chiloé, living in isolated fortresses and sieged cities, needed to deal with monumental native uprisings between 1598-1604. The fall and abandonment of the seven cities and fortress in the south of Biobío River was a disruptive milestone to the Spanish failure at the conquest and pacification of the land of war. From that, a much-debated frontier situation would develop in the 17th century. The Frontier would be an indelible mark of this colonial reality, embodied by several frontiers of war and peace. Thereafter, was born a longstanding complex of frontiers, characterized by otherness, conflicts, and by the notion of the existence of a limit. To finish, it is necessary to question how the historical subjects thought, deliberated, and planned change, hold, or obliterate the Tierra de Guerra. We mandatorily pass through the idealization and realization of the defensive war thought by Father Pedro de Valdivia, opposing to offensive war proposal, a Fuego y Sangre (by fire and blood), led by several commanders and governors, among them was detached, Alonso de Ribera. Captains, Jesuits, viceroys, and indigenous leaders coexisted and digladiated around different political projects for that spatiality. A stage to historical and centenaries conflicts, the land of war is a fundamental part of the fierce conflicts between Spaniards and Indigenous. Loudly, this land emits echoes that can be listening until our own time.
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RENAN VINÍCIUS ALVES RAMALHO
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O MÉDICO, OS MÚSICOS E O MONSTRO: JOSUÉ DE CASTRO, O MANGUEBEAT E O HEAVY METAL NA (RE)PRESENTAÇÃO DO NORDESTE NA DÉCADA DE 1990
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Orientador : RENATO AMADO PEIXOTO
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MEMBROS DA BANCA :
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ADALBERTO DE PAULA PARANHOS
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JOÃO ERNANI FURTADO FILHO
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MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS
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RAIMUNDO PEREIRA ALENCAR ARRAIS
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RENATO AMADO PEIXOTO
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Data: 02/10/2023
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Este trabalho tem como objetivo investigar a circulação e transformação das imagens e conceitos do romance Homens e Caranguejos, de Josué de Castro, na década de 1990 em sua relação com os debates sobre as representações espaciais da regionalidade nordestina. Partiu-se de dois pressupostos: o fato de que, em sua ficção, o autor reciclou noções e personagens esboçados em escritos anteriores (desde contos da década de 1930, até suas produções geográficas e sociológicas das décadas posteriores); bem como aquilo que Castro chamou da dimensão autobiográfica do seu romance. A partir disso, primeiramente analisou-se a operação que resultou no romance, em que se observou uma correlação entre as representações espaciais e um sentido pessoal na escrita do autor, de modo a fundamentar o posterior exame das leituras de tais conteúdos pelos sujeitos do nosso recorte. Ao fim, constatou-se que as imagens e conceitos de Josué de Castro, ao serem recolocados em tempos e espaços distintos, assumiram significados originais e imprevisíveis, rompendo, eventualmente, a consciência do seu vínculo com o autor. Foram utilizados como fontes os escritos de Castro, periódicos e produções artísticas diversas, como encartes de discos, canções e videoclipes.
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This work aims to investigate the circulation and transformation of the images and concepts of the novel Homens e Caranguejos, by Josué de Castro, in the 1990s and its relation to the debates on the spatial representations of the northeastern regionality. It was based on two assumptions: the fact that, in his fiction, the author recycled notions and characters outlined in previous writings (from short stories from the 1930s to his geographical and sociological productions in later decades); as well as what Castro called the autobiographical dimension of his novel. From this, the operation that was proven in the novel was firstly analyzed, in which a retrospective between the spatial representations and a personal meaning in the author's writing was demonstrated, in order to support the subsequent examination of the readings of such contents by the subjects of the our clipping. In the end, it was found that Josué de Castro's images and concepts, when placed in different times and spaces, took on original and unpredictable meanings, eventually breaking the awareness of his bond with the author. Castro's writings, periodicals and various artistic productions, such as album inserts, songs and video clips, were used as sources.
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GIOVANNI ROBERTO PROTÁSIO BENTES FILHO
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ENTRE O RIO E O MAR, ROCAS: DE BAIRRO SINÔNIMO DE INFERNO A BAIRRO DA TRADIÇÃO E DA CULTURA POPULAR. (1900-1950)
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Orientador : RAIMUNDO PEREIRA ALENCAR ARRAIS
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MEMBROS DA BANCA :
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ARTHUR LUIS DE OLIVEIRA TORQUATO
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IRANILSON BURITI DE OLIVEIRA
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MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS
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RAIMUNDO NONATO ARAUJO DA ROCHA
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RAIMUNDO PEREIRA ALENCAR ARRAIS
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Data: 20/10/2023
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Esta tese tem por objetivo investigar o processo de urbanização da cidade de Natal, assim como o seu processo de suburbanização, na primeira metade do século XX, tendo como objeto privilegiado nas análises o bairro das Rocas. A partir da leitura e crítica das fontes como jornais, relatórios governamentais, leis, decretos, fotografias, assim como pela própria produção historiográfica sobre o tema da história urbana da cidade do Natal do período em exame, é possível perceber como alguns espaços da cidade foram favorecidos durante seu processo de urbanização/modernização e como o bairro das Rocas, além de estar localizado fisicamente à margem do rio e do mar, esteve também à margem daquele processo e, num certo sentido, à margem da história. Os projetos, os planos urbanísticos, o desenho das ruas, a legislação regulamentadora dos espaços e sua fiscalização, que tinham no ideário sanitarista a ponta de lança de suas ações, possuíam um caráter segregador e excludente, pois estavam relacionados aos desejos das classes dirigentes de garantir o aformoseamento e a modernização da cidade, a partir da técnica, da racionalidade, do domínio da natureza e do progresso. Até a década de 1930, a imagem das Rocas era associada ao lugar da marginalização social, do perigo, da insalubridade, da desordem, da pobreza e do crime. A partir da década de 1940, principalmente durante a gestão de Sylvio Pedroza, a forma como esse lugar essa percebido vai aos poucos se alterando, sendo relacionado ao espaço da tradição, da cultura e dos festejos populares. À vista disso, buscamos lançar luz sobre essa parte da cidade, que ficou à margem do processo urbanização de Natal durante boa parte do período em exame, a fim de compreender o que teria motivado a produção daqueles discursos e como isso, de certa maneira, influenciou no processo de desenvolvimento das Rocas que, inclusive, só foi reconhecido oficialmente enquanto bairro da cidade no ano de 1947, através da lei nº 251, que dividia a cidade de Natal em onze bairros, sendo nove deles pertencentes a área urbana, dos quais Rocas fazia parte, e dois deles pertencentes à região suburbana, os bairros das Quintas e do Carrasco.
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This thesis aims to investigate the urbanization process of the city of Natal, as well as its suburbanization process, in the first half of the 20th century, having as a privileged object the analyzes of the neighborhood of Rocas. From the reading and criticism of sources such as newspapers, government reports, laws, decrees, photographs, as well as the historiographic production itself on the theme of the urban history of the city of Natal in the period under review, it is possible to see how some spaces in the city were favored during this process of urbanization/modernization and how the neighborhood of Rocas, in addition to being physically accommodated on the banks of the river and the sea, were also on the margins of that process and, in a certain sense, on the margins of history. The projects, the urban plans, the design of the streets, the legislation regulating the spaces and their inspection, which did not have sanitary ideals at the forefront of their actions, had a segregating and excluding character, as they were related to the desires of the direct classes of guarantee the beautification and modernization of the city, technology, rationality, mastery of nature and progress. Until the 1930s, the image of Rocas was associated with a place of social marginalization, danger, unhealthy conditions, disorder, poverty and crime. From the 1940s onwards, lasting mainly under the management of Sylvio Pedroza, it was formed as you could see, it gradually changed, being related to the space of tradition, culture and popular festivities. In view of this, we seek to shed light on this part of the city, which was on the margins of the urbanization process of Natal during a good part of the period under examination, in order to understand what would have motivated the production of those speeches and how, in a certain way, , influenced the development process of Rocas, which was only officially recognized as a city district in 1947, through law nº 251, which divided the city of Natal into eleven districts, nine of which belong to the urban area, of which which Rocas were part of, and must belong to, the suburban region, the neighborhoods of Quintas and Carrasco.
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CID MORAIS SILVEIRA
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“Um navio de papel com emigrados que me dizem adeus”: a geografia literária de Teixeira de Pascoaes e a crise dos espaços em Portugal (1877-1928)
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Orientador : DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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FABIO LEONARDO CASTELO BRANCO BRITO
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DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JUNIOR
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FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JUNIOR
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FRANCISCO RÉGIS LOPES RAMOS
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RAIMUNDO PEREIRA ALENCAR ARRAIS
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Data: 27/10/2023
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Esta tese se propõe a analisar a relação entre o poeta português Teixeira de Pascoaes e os espaços que aparecem em sua obra, articulando-a com uma crise que atingia dados espaços na sociedade portuguesa entre o fim do século XIX e início do século XX. Meu objetivo é analisar as dimensões simbólicas – imagens, significados e valores - construídas e agenciadas pelo discurso literário de Teixeira de Pascoaes e como esse discurso enuncia e constrói paisagem afetivas e saudosas da casa, da montanha, das aldeias, das cidades. Na contramão dos estudos que tendem a reduzir a obra de Pascoaes a uma expressão do Saudosismo, a uma literatura da ausência ou uma filosofia da saudade, desejo inaugurar uma outra forma de interpretação, e é aqui onde se encontra a tese central deste trabalho: pensar a poética do espaço em Pascoaes como uma literatura de resistência a um processo de desterritorialização sofrido por grande parte da população de Portugal no período destacado. Ao lado de acontecimentos traumáticos, de desestabilizações sociais, políticas e econômicas, surgiu o que chamo de crise dos espaços, ou seja, uma quebra do vínculo entre dados grupos sociais e a terra, o desenraizamento coletivo do lugar natal, um movimento de afastamento e uma perda de controle das territorialidades individuais e coletivas, provocada pelos tempos de crise e pelo avanço da modernidade capitalista e burguesa. Cultivo a hipótese de que a figura de Pascoaes, juntamente com sua geografia poética, representa um desejo de luta frente a esse processo, fazendo justamente o movimento contrário: o sujeito que retorna à aldeia onde nasceu e à Casa de Pascoaes, em ruínas, para reconstruí-la e lá viver até o resto de sua vida, à beira da montanha.
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This thesis aims to analyze the relationship between the Portuguese poet Teixeira de Pascoaes and the spaces that appear in his work, articulating it with a crisis that affected certain spaces in Portuguese society between the end of the 19th century and the beginning of the 20th century. My objective is to analyze the symbolic dimensions – images, meanings and values – built and touted by Teixeira de Pascoaes' literary discourse and how this discourse enunciates and builds the affectionate and nostalgic landscape of the house, the mountain, the villages, the cities. Contrary to studies that tend to reduce Pascoaes' work to an expression of Saudosismo, a literature of absence or a philosophy of saudade, I want to inaugurate another form of interpretation, and this is where the central thesis of this work is found: thinking the poetics of space in Pascoaes as a literature of resistance to a process of deterritorialization suffered by a large part of the population of Portugal in the highlighted period. Alongside traumatic events, social, political and economic destabilization, what I call the crisis of spaces emerged, that is, a break in the link between social groups and the land, the collective uprooting of the home place, a movement of estrangement and a loss of control over individual and collective territorialities, caused by times of crisis and by the advance of capitalist and bourgeois modernity. I cultivate the hypothesis that the figure of Pascoaes, together with his poetic geography, represents a desire to fight against this process, making exactly the opposite movement: the subject who returns to the village where he was born and to the Casa de Pascoaes, in ruins, to rebuild it and live there for the rest of your life, on the edge of the mountain.
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TYEGO FRANKLIM DA SILVA
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“ENTRADA DOS PALMARES E SOSSEGO DOS TAPUIAS DO RIO GRANDE”: AS GUERRAS DE CONQUISTA DOS SERTÕES DAS CAPITANIAS DO NORTE DO ESTADO DO BRASIL (1654-1716)
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Orientador : LIGIO JOSE DE OLIVEIRA MAIA
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MEMBROS DA BANCA :
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ARTHUR ALMEIDA SANTOS DE CARVALHO CURVELO
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ANA LUNARA DA SILVA MORAIS
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HELDER ALEXANDRE MEDEIROS DE MACEDO
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LIGIO JOSE DE OLIVEIRA MAIA
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RONALDO VAINFAS
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Data: 27/10/2023
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A segunda metade do século XVII na América portuguesa foi marcada por uma conjuntura bélica que tinha como principal intento a efetiva conquista das porções mais interioranas das capitanias. Após a expulsão dos holandeses, em 1654, a pauta militar das principais instituições da governança voltou-se para as mobilizações bélicas em duas fronteiras: os mocambos da região dos Palmares, na capitania de Pernambuco; e os sertões das capitanias do Rio Grande, Paraíba e Ceará, onde os indígenas “bárbaros” eram um obstáculo ao avanço da colonização. Tais guerras de conquistas aconteceram praticamente de forma simultânea, com dispêndio de tropas e recursos para ambas as frentes de conquista. Não era incomum que sujeitos atuassem nas duas fronteiras, de forma alternada, objetivando alcançar seus interesses pessoais, agregando serviços à Coroa que poderiam ser convertidos em mercês régias. Esta tese tem por objetivo analisar o processo de consolidação da região colonial das Capitania do Norte do Estado do Brasil a partir das guerras de conquista dos sertões, a saber: as Guerras dos Palmares e a chamada “Guerra dos Bárbaros”. Tomar-se-á as ações de indivíduos e instituições diretamente ligados aos movimentos de conquista dos territórios como norteadores das análises, buscando compreender, principalmente, quais as suas motivações e intervenções nos processos de conquista, no intervalo que se estende de 1654 e 1718. Para tanto, foram consultados conjuntos documentais diversificados, tais como o Arquivo Histórico Ultramarino, a Coleção Documentos Históricos da Biblioteca Nacional e a Coleção Conde dos Arcos, que, por meio do método heurístico, foram cruzados com informações previamente conhecidas dos dois eventos estudados, de forma a expandir a compreensão existente sobre os pormenores das guerras de conquista.
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The second half of the 17th century in Portuguese America was marked by a warlike conjuncture whose main intention was the effective conquest of the most inland portions of the captaincies. After the expulsion of the Dutch, in 1654, the military agenda of the main institutions of governance turned to war mobilizations on two frontiers: the mocambos in the Palmares region, in the captaincy of Pernambuco; and the hinterlands of the captaincies of Rio Grande, Paraíba and Ceará, where the “barbarians” indigenous were an obstacle to the advance of colonization. Such conquest wars took place practically simultaneously, with expenditure of troops and resources for both fronts of conquest. It was not uncommon for subjects to act on both frontiers, alternately, aiming to achieve their personal interests, adding services to the Crown that could be converted into royal favors. This thesis aims to analyze the process of consolidation of the colonial region of the Northern Captaincies of the State of Brazil from the conquest wars of the hinterlands, namely: the Wars of Palmares and the so-called “War of the Barbarians”. The actions of individuals and institutions directly linked to the movements of conquest of territories will be taken as guiding the analyses, mainly seeking to understand what were their motivations and interventions in the conquest processes, in the interval that extends from 1654 to 1718. To this end, diverse document sets were consulted, such as the Overseas Historical Archive, the Historical Documents Collection of the National Library and the Conde dos Arcos Collection, which, through the heuristic method, were crossed with previously known information of the two events studied, in order to in order to expand existing understanding of the details of the conquest wars.
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CLEYTON TAVARES DA SILVEIRA SILVA
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“DE FATO, ELES PUNHAM OS DEVERES PARA COM OS DEUSES ACIMA DOS DEVERES PARA COM OS HOMENS”: PAISAGEM RELIGIOSA NA ESPARTA DO ARCAICO AO HELENÍSTICO
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Orientador : MARCIA SEVERINA VASQUES
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MEMBROS DA BANCA :
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MARCIA SEVERINA VASQUES
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FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JUNIOR
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LYVIA VASCONCELOS BAPTISTA
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MÁRCIA CRISTINA LACERDA RIBEIRO
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MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA SILVA
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Data: 27/11/2023
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Esta tese visa entender por meio de que processos e ações foi viável construção, desenvolvimento e manutenção de uma Paisagem Religiosa em Esparta, entre os séculos VIII e III, tendo como ação intermediadora a linguagem religiosa, essencial à composição da pólis, por meio de seus ritos, rituais, procissões e cultos. Tal operação procurava estabelecer a coesão social através de uma Identidade Religiosa entre os habitantes da Lacônia, principalmente aqueles que residissem na Planície de Esparta, onde estavam dispostas as ôbai, as vilas formadoras da pólis. Para tanto, lançaremos mão tanto da observação dos registros literários disponíveis, assim como da análise dos artefatos da cultura material – desde pequenos objetos votivos aos conjuntos templários formados por ruínas de templos e santuários.
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This thesis aims to understand through which processes and actions the construction, development and maintenance of a Religious Landscape in Sparta, between the 8th and 3rd centuries, was feasible, having as intermediary action the religious language, essential to the composition of the polis, through its rites, rituals, processions and cults. Such an operation sought to establish social cohesion through a Religious Identity among the inhabitants of Laconia, especially those who resided in the Plain of Sparta, where they were arranged as ôbai, as villages that formed the polis. To do so, we will make use of both the observation of available literary records, as well as the analysis of material culture artifacts - from small votive objects to templar ensembles formed by ruins of
temples and sanctuaries.
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