O LIVRO DIDÁTICO DISPUTADO: UMA ANÁLISE DO ESPAÇO DIDÁTICO-EDITORIAL BRASILEIRO (1995-2016)
Livros didáticos, PNLD, Espaço público, Ensino de História, Espaço Didático-editorial
O presente trabalho se propõe a investigar como aconteceram as disputas entre o Estado brasileiro e os autores de livros didáticos, entre 1995 e 2016, em torno da constituição de um conceito de livro didático, entendido aqui como um saber-fazer. Nesse sentido, relaciono os documentos produzidos e divulgados pela Associação Brasileira de Autores de Livros Educacionais (ABRALE), e os Guias do PNLD, elaborados pelo Estado Brasileiro. Tais produções foram observados a luz da Análise de conteúdo, o que possibilitou ampliar a sua leitura para atingir aspectos práticos, psicológicos, históricos, econômicos e sociológicos (Laurence Bardin, 1980), os quais foram adensados a partir escritos de Jürgen Habermas (1996) e Michel de Certeau (2013), autorizando a observar a linguagem e as práticas no mundo como duas faces da mesma moeda, elementos que dialeticamente comporiam as formas de agir, produzir e se relacionar com a realidade.