Analisa, a partir da trajetória de Daniel Pedro Ferro Cardoso (1837-1899), por um lado, como a noção de República foi incorporada, praticada e difundida no seio da sociedade brasileira; e, por outro, quais as estratégias usadas por diferentes grupos para propagandear as vantagens da República como forma de governo. Define o principal problema do trabalho nos seguintes termos: qual a concepção de república, quais as práticas republicanas desenvolvidas por Ferro Cardoso, bem como quais as estratégias propagandistas por ele usadas? Delimita-se temporalmente ao Império, concentrando-se entre a segunda metade da década de 1860 e o ano de 1899. Considera que a primeira baliza temporal se refere ao momento em que Ferro Cardoso aderiu aos ideais republicanos, enquanto a segunda baliza diz respeito ao ano de sua morte, quando a República já estava consolidada. Define a república brasileira como espaço privilegiado da pesquisa, tornando-se meta da investigação compreender como esse espaço foi construído nas práticas e nos discursos produzidos no século XIX. Concebe que a construção da República como espaço estará, ao longo do texto, vinculado ao conceito de Cultura Política, na medida em que os diferentes grupos republicanos criaram uma história da nação de modo que a República e os valores republicanos tornaram-se uma aspiração histórica do povo brasileiro. Demonstra que a associação entre república e espaço ocorre na medida em que as diversas facções republicanas vislumbravam a organização institucional e territorial do Estado e as práticas a serem nele desenvolvidas. Explicita a organização do espaço republicano (estrutura do poder, instituições, práticas, formas de organização e interação entre as regiões que compõem território nacional) durante o Império como o eixo da pesquisa. Seleciona quatro tipos principais de fontes: jornais e revistas que tratam especificamente de Ferro Cardoso ou trazem informações que dizem respeito a sua ação política; correspondências que ele enviou ou recebeu; memórias de contemporâneos; folhetos/livros de propaganda republicana. Fundamenta-se em quatro conceitos: cultura política (Serge Berstein), espaço (Daniel Cefái, Serge Berstein e Angela de Castro Gomes) cultura e trajetória (Carlo Ginzburg).