PPGH/CCHLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA Telefone/Ramal: (84) 3342-2246/755 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgh

Banca de QUALIFICAÇÃO: JEAN-PIERRE MACEDO DANTAS DE MORAIS

DISCENTE : JEAN-PIERRE MACEDO DANTAS DE MORAIS
DATA : 26/03/2019
LOCAL: Auditório C do CCHLA

Um Rio Grande do Norte a ser ensinado: a trajetória do ensino de História do Rio Grande do Norte (1892-1952)

Palavras-chaves: Disciplina Escolar. Cultura Escolar. Trajetória. Rio Grande do Norte.

RESUMO O presente trabalho tem como proposta construir a trajetória do ensino de história do Rio Grande do Norte durante o recorte cronológico estabelecido entre 1892 e 1952, anos da promulgação da primeira lei de ensino do estado e da publicação do primeiro livro didático de História do Rio Grande do Norte, respectivamente. O objetivo é compreender como a disciplina foi apropriada na escola e como ela atuou na formação dos novos cidadãos dentro do ideário político republicano. Nesse sentido, este trabalho busca identificar os principais conteúdos, a produção didática e a recepção de uma história potiguar, tanto pelos docentes quanto pelos discentes dos ensinos primário e secundário. Para isso, as fontes consultadas serão os programas curriculares dos Grupos Escolares do Rio Grande do Norte e da Escola Normal de Natal; as Falas dos Governadores do Estado; os relatórios dos Diretores da Instrução Pública e do Departamento de Educação; Leis gerais e estaduais de ensino; Livros didáticos de História do Rio Grande do Norte; a Revista Pedagogium, da Associação de Professores do estado do Rio Grande do Norte; os periódicos A República e A Imprensa. Do ponto de vista conceitual, o trabalho está ancorado, entre outros, nos conceitos de cultura escolar, currículo e disciplina escolar, propostos por Dominique Julia, Ivor Goodson e André Chervel, respectivamente. Tais conceitos serão operacionalizados no intuito de entender a lógica que garantiu a permanência e continuidade dessa disciplina no currículo escolar durante esse período. Quanto ao método, o trabalho direciona-se a responder três indagações: Como surgem as primeiras preocupações em construir uma história do Rio Grande do Norte para os ensinos primário e secundário; quais imagens sobre o estado eram veiculadas pelos livros didáticos; como a disciplina deveria ser ensinada nas perspectivas dos atores sociais envolvidos.

Presidente - 1088824 - RAIMUNDO NONATO ARAUJO DA ROCHA
Interno - 1149464 - HELDER DO NASCIMENTO VIANA