PPGTUR/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Telefone/Ramal: (84) 99193-6458 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgtur

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO LIMA MACHADO

DISCENTE: BRUNO LIMA MACHADO
DATA: 19/04/2013
LOCAL: Sala de multimeios NEPSA

Análise da Percepção do Turista sobre a Qualidade Ambiental de João Pessoa/PB

Marketing Verde. Percepção Ambiental. Qualidade Ambiental.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Turismo

Diante da crescente preocupação com os aspectos ambientais e os impactos negativos que são ou que podem ser gerados quando uma destinação turística é consumida, intensifica-se consequentemente a urgência de adotar ferramentas capazes de criar a sustentabilidade dessa destinação e também criar a vantagem competitiva necessária dentro do mercado, agregando valor aos produtos e serviços turísticos. Para tanto, o presente projeto de dissertação tem como objetivo principal analisar a percepção do turista sobre a qualidade ambiental apresentada no destino turístico João Pessoa (PB) visando criar subsídios para a orientação do marketing verde. A escolha do objeto de estudo justifica-se por João Pessoa estar inserida numa realidade com relevância ambiental, o que pede uma atenção referente ao comportamento dos envolvidos no processo turístico local. Como procedimentos metodológicos da pesquisa, optou-se por uma revisão bibliográfica, levantamento de dados secundários e uma pesquisa empírica, de cunho quantitativo (exploratório e descritivo), utilizando como base os modelos de pesquisa ECOSERV de Khan (2003) e SERVPERF de Cronin e Taylor (1992). Tal ferramenta permite analisar o desempenho, depois de adaptado, da destinação turística acerca da qualidade ambiental, isto é, pretende-se concluir que quanto maior a percepção da qualidade ambiental pelo turista, maior deve ser a orientação para o investimento em ferramentas de marketing verde.

Interno - 1645228 - KERLEI ENIELE SONAGLIO
Externo à Instituição - MARLI DE FATIMA FERRAZ DA SILVA TACCONI - IFRN