Banca de DEFESA: ARTUR MANUEL MARULO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARTUR MANUEL MARULO
DATA: 14/12/2012
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de multimeios NEPSA
TÍTULO:

TURISMO E MEIO AMBIENTE: uma análise do ecoturismo e sua contribuição sócio-ambiental no Distrito de Matutuine: Caso da Reserva Especial de Maputo - Moçambique.


PALAVRAS-CHAVES:

Turismo e Meio ambiente, Impatos Socio-ambientais, Ecoturismo


PÁGINAS: 119
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Turismo
RESUMO:

Moçambique é detentor de um potencial para o desenvolvimento do turismo, principalmente para o turismo de natureza, devido a existencia de áreas de conservação por quase todo o País. A Reserva Especial de Maputo (REM) configura-se como uma das mais importantes unidades de conservação e tem beneficiado de investimento por forma a dinamizar o desenvolvimento do turismo na região. Atualmente assiste-se a aumento substancial na demanda de visitantes que se deslocam para REM com a intenção de desenvolver uma serie de atividades de natureza recreativa relacionados ao ecoturismo. Atualmente o desafio reside na forma de otimização das oportunidades para o desenvolvimento do turismo com vista a atingir um nível de desenvolvimento econômico que conduza à redução da pobreza, sem degradar o meio ambiente. O ecoturismo face as demandas e discussões ambientais vem se assumindo como uma alternativa para o mercado turístico focado em áreas protegidas, pois acredita-se que este segmento é capaz de conciliar o desenvolvimento do turismo e simultaneamente contribuir para melhorar a conservação do meio natural e ainda garantir a valorização das comunidades locais e promovendo o seu bem estar. Este estudo se propõe a fazer uma abordagem partindo da percepção das comunidades locais sobre o ecoturismo e sua contribuição sócio-ambiental no Distrito de Matutuine, caso da Reserva Especial de Maputo em Moçambique. A pesquisa buscou averiguar as relações entre desenvolvimento do ecoturismo na região e a geração de benefícios de âmbito sócio-ambiental para as comunidades residentes. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma analise crítica acerca da geração de benefícios sócio-ambientais versus ecoturismo no qual optou-se por uma abordagem quali-quantitativas procurando-se estabelecer o grau de concordância e discordância em relação os benefícios gerados pelo ecoturismo através de entrevistas aos membros da comunidade.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1675246 - LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA
Externo à Instituição - MARLI DE FATIMA FERRAZ DA SILVA TACCONI - IFRN
Presidente - 1160199 - SERGIO MARQUES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 06/11/2012 08:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao