Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO CHIARELLI MILITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELO CHIARELLI MILITO
DATA: 22/06/2012
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de multimeios NEPSA
TÍTULO:

“Os brasileiros vão passar a mão no patrimônio da Copa 2014.”: Análise de modelos propositivos sobre fatores que influenciam o apoio de residentes a megaeventos.


PALAVRAS-CHAVES:

Megaeventos. Turismo. Residentes.


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Turismo
RESUMO:

Sediar megaeventos constitui oportunidade estratégica em termos de imagem turística internacional, sobretudo pensando no vínculo que tem com a hospitalidade da comunidade residente. Nesse sentido, o presente artigo, parte de estudos preliminares de pesquisa maior de mestrado em turismo, objetiva especificamente analisar de forma propositiva os fatores que influenciam o apoio dos residentes ao megaevento Copa do Mundo FIFA 2014, na cidade de Natal-RN. Parte da análise de modelo dos principais estudos internacionais sobre o tema e uma proposta adaptativa a delimitações e peculiaridades da localidade. A Social Exchange Theory constitui-se marco teórico utilizado nas pesquisas que buscam analisar o apoio de residentes em diversas frentes do turismo. Na área especifica de megaeventos, destaca-se a sugestão de modelo de Gursoy e Kendall (2006). A partir daí, apresenta-se toda uma discussão e análise teórica e empírica sobre aspectos de localidade e os aspectos adaptativos necessários para se ter como parâmetro. O modelo referenciado mostra-se relevante, na medida em que busca apontar uma proposta de padronização da investigação em âmbito nacional sobre o tema e que pode ser usada como modelo em outros contextos, como as outras cidades-sedes de megaevento, incluindo o caso local em estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1675246 - LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA
Interno - 1149626 - MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
Presidente - 1160199 - SERGIO MARQUES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 19/06/2012 07:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao