PPGTUR/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Telefone/Ramal: (84) 99193-6458 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgtur

Banca de DEFESA: JEFFERSON CAVALCANTE FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEFFERSON CAVALCANTE FERREIRA
DATA: 28/05/2012
HORA: 10:30
LOCAL: Auditório do Departamento de Geografia - CCHLA
TÍTULO:

PERFIS ESTRATÉGICOS E PERCEPÇÃO DA QUALIDADE: UM ESTUDO EM ESTABELECIMENTOS DO SETOR DE RESTAURAÇÃO (NATAL- RN)


PALAVRAS-CHAVES:

Perfis estratégicos. Qualidade. Restaurantes. Percepção.


PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Turismo
RESUMO:

Este trabalho consiste no estudo da gestão estratégica dos estabelecimentos de restauração na rota turística da cidade de Natal, através do estudo do perfil estratégico do gestor e o nível de satisfação da qualidade dos serviços oferecidos. Identifica o perfil estratégico prevalente no setor estudado, mede o nível de satisfação do cliente com os serviços prestados e associa os dois constructos para distinguir os serviços prestados por perfil estratégico. Utiliza população de 33 restaurantes, construída por conveniência, a partir de uma lista  composta com os estabelecimentos associados na Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL, revista Veja Natal comer e beber 2011/2012 e informações de nativos. Apresenta metodologia estatística empregada de natureza descritiva quantitativa complementada pela análise bivariada dos dados. O quantitativo populacional demonstra características da não normalidade verificada  através do teste de Shapiro-Wilks. Utiliza os testes de Kruskal-Wallis para a realização da associação das variáveis e do teste de Mann-Whitney para a realização do pós-teste. Mostra que o perfil estratégico prevalente no setor da restauração em Natal é o analisador ,embora tenham sido detectadas as demais tipologias. Constata que o nível de satisfação com a qualidade dos serviços prestados é elevado obtendo pontuação aproximada de 5 pontos em uma escala Likert de 6 pontos. Demonstra que o cliente consegue distinguir a qualidade dos serviços entre os perfis estratégicos distintos. Identifica distinção entre os serviços prestados pelo perfil prospector em relação aos demais perfis, indicando a dimensão aspectos tangíveis como a que apresenta diferença perceptível. Atesta que variáveis presentes no ambiente do restaurante interferem na construção do perfil estratégico e refletem na prestação do serviço prestado.  Conclui que a qualidade dos serviços prestados pelos estabelecimentos de restauração é influenciada pelo do tipo do perfil estratégico do estabelecimento e que o estudo desta relação oferta aos estabelecimentos oportunidade de desenvolvimento e aprimoramento da qualidade dos seus serviços.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149626 - MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
Interno - 1298904 - CARLOS ALBERTO FREIRE MEDEIROS
Interno - 1675246 - LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA
Externo à Instituição - SEVERINO ALVES DE LUCENA FILHO - UFPB
Notícia cadastrada em: 24/05/2012 16:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao