Banca de DEFESA: JOSÉ AGOSTINHO BARBOSA DE SOUZA

DISCENTE: JOSÉ AGOSTINHO BARBOSA DE SOUZA
DATA: 15/05/2012
LOCAL: Sala de multimeios NEPSA

GESTÃO AMBIENTAL E COMPETITIVIDADE EM DESTINOS TURÍSTICOS: Percepção dos gestores de pequenos meios de hospedagem de Natal/RN sobre o uso de práticas ambientais como fator de competitividade.

Práticas ambientais, Meios de Hospedagem, Competitividade.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Turismo

O objetivo do trabalho foi investigar a percepção dos gestores de pequenos meios de hospedagem de Natal/RN sobre o uso de práticas ambientais como fator de competitividade. O estudo foi caracterizado como sendo exploratório e descritivo no qual foi utilizada amostra probabilística aleatória, seguida de aplicação de instrumento de coleta de dados (questionários). Foram objetos da pesquisa os pequenos meios de hospedagem localizados no município de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, onde foram respondidos um total de 35 questionários. Pode-se concluir com os dados dispostos no trabalho que dentre os indicadores apresentados, o desenvolvimento de programas ambientais no empreendimento, se mostra o menos importante para a escolha do meio de hospedagem pelos clientes, a partir da perspectiva dos empreendimentos. Como principal conclusão do trabalho pode-se então inferir que de acordo com os proprietários e gestores entrevistados, os hóspedes em sua maioria ainda não buscam por empreendimentos que implementam práticas ambientais como fator de decisão na escolha do hotel, porém mesmo assim os entrevistados acreditam que o uso destas práticas pode gerar grande vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Haja vista a importância do tema da pesquisa em pauta, as informações obtidas por esta investigação poderão contribuir com o fornecimento de dados para estabelecer um panorama atual no que diz respeito à importância atribuída pelos gestores ao uso de práticas ambientais em pequenos meios de hospedagem do município de Natal, onde através do correto uso destas informações, podem ser geradas possibilidades de maior competitividade neste segmento.

Interno - 1675246 - LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA
Externo à Instituição - MARLI DE FATIMA FERRAZ DA SILVA TACCONI - IFRN