Banca de QUALIFICAÇÃO: THYAGO VELOZO DE ALBUQUERQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THYAGO VELOZO DE ALBUQUERQUE
DATA : 06/09/2023
HORA: 08:30
LOCAL: meet.google.com/ych-rftg-rwd
TÍTULO:

Maturidade digital de negócios turísticos: proposição de um modelo de medição da transformação digital no turismo a partir dos meios de hospedagens


PALAVRAS-CHAVES:

Maturidade Digital, Digitalização do Turismo, Transformação Digital do Turismo, Modelo de Maturidade Digital do Turismo.


PÁGINAS: 92
RESUMO:

Os avanços tecnológicos que vivenciamos nas últimas décadas vêm alterando vários aspectos comportamentais da nossa vida em sociedade. À medida que a tecnologia vem transformando nossa convivência, temos testemunhado como esta também vem ‘reestruturando’ a gestão operacional e estratégica do turismo. Nas últimas décadas, todos os aspectos das organizações de turismo e hospitalidade foram radicalmente remodelados por meio da adoção e implementação de tecnologias da informação. A essa adoção de novas tecnologias e adaptações que as empresas vêm empreendendo, alterando seus processos e modificando suas práticas é o que a literatura têm chamado de Transformação Digital. Neste sentido, vários pesquisadores acadêmicos e entidades privadas têm buscado desenvolver pesquisas e modelos a partir dos quais seja possível identificar o estágio de desenvolvimento e adoção de ferramentas e instrumentos tecnológicos nos processos empresariais, a fim de mensurar em que nível de transformação digital a organização se encontra, auxiliando a compreender, com mais de clareza, seus desafios, perspectivas e oportunidades e passaram a chamar essas pesquisas de modelos de maturidade digital. E, apesar de existirem várias iniciativas de pesquisas sobre maturidade digital de empresas em diversos setores econômicos, não há modelos acadêmicos que abordem especificamente esta realidade na atividade turística, levando em consideração suas peculiaridades e especificidades. A partir destas perspectivas, o presente estudo integra, enquanto arcabouço teórico, conceitos advindos das ideias da Teoria da Maturidade, da Transformação Digital e do Smart Tourism. E destarte, tem por objetivo propor um Modelo de Medição da Maturidade Digital para Negócios Turísticos, com suas dimensões e níveis de classificação, apropriado ao turismo; e que será validado a partir de sua aplicação junto aos meios de hospedagens. Para tanto, será desenvolvida uma pesquisa de caráter exploratório- descritivo; adotando o método misto – qualitativo e quantitativo – em sua elaboração, análises e resultados. Analisando modelos de maturidade existente em outras áreas para proposição de um modelo adequado às especificidades do turismo. Utilizando, enquanto instrumentos de pesquisa, o grupo focal, o teste piloto e a coleta de dados final com empresas da área de hospedagem, para avaliação e validação do modelo proposto. Por fim, espera-se a concepção e validação de um modelo de medição da maturidade digital para negócios turísticos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DAVID GINER SÁNCHEZ - Alicante
Externo à Instituição - ALEXANDRE AUGUSTO BIZ
Presidente - 2001718 - LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO
Notícia cadastrada em: 18/08/2023 16:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao