Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO GOMES MATOLA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTONIO GOMES MATOLA
DATA : 26/10/2022
HORA: 09:00
LOCAL: NEPSA II
TÍTULO:

TURISMO E EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA SUSTENTABILIDADE E PROSPERIDADE GLOBAL: INTERDISCIPLINARIDADES E TRANSVERSALIDADES NA FORMAÇÃO SUPERIOR EM TURISMO (MOÇAMBIQUE)


PALAVRAS-CHAVES:

Sustentabilidade. Prosperidade.  Projetos pedagógicos. Turismo.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

O projeto de pesquisa discute a problemática do ensino do turismo partindo dos seus pressupostos epistemológicos para um novo desafio de integração dos princípios de sustentabilidade que alicerce uma prosperidade real nos destinos turísticos. Debruçando-se sobre a as grades curriculares dos cursos superiores de turismo através de um diagnóstico e aferição das atuais praticas didático pedagógicas a revisão bibliográfica inicial que suporta este estudo trás fundamentos teóricos amplamente defendidos por autores como Singer, Irvining e Porter resultando daí algumas categorias que suportarão a pesquisa no campo. A autogestão, a solidariedade, a participação, a consciência ambiental destacam-se como variáveis cruciais na prática de um turismo responsável que proporcione a melhoria de qualidade de vida para as comunidades recetoras de visitantes. É relevante que na formação de turismologos tenham competências concomitantes, não só, interventivas para inculcar esses valores nos diferentes atores da atividade do turismo, o setor publico que coordena o planejamento desempenha um papel estratégico nessa transformação no modo de consumo e prática turística. Como uma pesquisa qualitativa e quantitativa procura descrever os fenómenos  e assume as categorias identificadas na revisão literária apontadas como as principais (autogestão, solidariedade, bem estar, consciência ambiental), parte das dimensões sociais, culturais, económicas, demográficas e mesmo politicas de forma analítica para a compreender a sua operacionalização e consequentemente a adoção de metodologias conducentes a uma pedagogia de desenvolvimento de um turismo rumo a economia solidária. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ESDRAS MATHEUS SILVA MATIAS - UFPB
Presidente - 1372521 - MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO
Interno - 1149626 - MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
Notícia cadastrada em: 20/10/2022 10:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao