Banca de QUALIFICAÇÃO: KATIA SIMONE SANTIAGO TEIXEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KATIA SIMONE SANTIAGO TEIXEIRA
DATA : 31/08/2020
LOCAL: Google Meet: https://meet.google.com/xsm-cxup-edh

TURISMO E HOSPITALIDADE URBANA NA CONFIGURAÇÃO DO PRODUTO TURÍSTICO

Turismo. Hospitalidade. Urbanização.

A atividade turística está intrinsicamente ligada à hospitalidade, visto que o acolhimento é inerente ao processo de visitação. Além da receptividade de moradores e de profissionais da área turística, o local de visitação também precisa ser hospitaleiro para que a atividade turística se desenvolva conforme o planejado. O espaço geográfico onde ocorrem as interações entre visitantes e visitados é o foco da investigação aqui apresentada que busca entender como se caracteriza e articula a relação de turismo e hospitalidade urbana na configuração do produto turístico local. A pesquisa deverá investigar quais as relações entre turismo e hospitalidade urbana que interferem na atratividade de destinos turísticos. O estudo estabelece como proposta investigar a relação entre a hospitalidade urbana e o efeito que tem na construção do produto∕destino turístico. Para que a análise se processe será preciso também: descrever espacialmente as localidades escolhidas pela pesquisa enfatizando a estrutura turística; verificar a percepção dos profissionais da área de turismo e∕ou donos de estabelecimentos turísticos a respeito da relação entre a hospitalidade urbana e a atratividade da localidade e; elencar os aspectos urbanos que favorecem a atratividade e a hospitalidade urbana dos locais pesquisados. Os procedimentos metodológicos deste estudo se darão através de pesquisa descritivo-exploratória com a utilização de roteiros de pesquisa para dar suporte a entrevistas semi-estruturadas e em profundidade, além de observações de campo do tipo participativas, tendo como atores desse processo os profissionais da área do turismo e donos de empreendimentos turísticos envolvidos com a atividade turística regional. O recorte espacial será composto pelas seguintes municípios praianos: Natal, Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso. A análise dos dados será feita, em sua maioria, através da análise do discurso, embora seja necessário recorrer também a dados quantitativos secundários. A literatura usada deverá ser específica e variada sobre a complexa temática de turismo e hospitalidade urbana. Firkowski, Santos, Faria, Dias, Harvey, Cabrerizo e Camargo serão alguns dos autores que serão consultados em relação aos pressupostos teórico-conceituais que servirão como base desta investigação. Espera-se alcançar uma compreensão epistemológica, ontologicamente relevante do fenômeno, da confluência de teoria e realidade empírica, prospectada através de métodos e técnicas adequadas, servindo de parâmetro e orientação na elaboração e concepção de planos e estratégias de desenvolvimento turístico de destinos consolidados ou não. Pressupõe a necessidade de estudos nesse campo sensível de presença e influência da atividade econômica, social e sustentável do turismo. Almeja-se, portanto levar o estudo do turismo para uma perspectiva mais humanista sem deixar de se preocupar com questões mais técnicas.

Presidente - 1149626 - MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
Interna - 1675246 - LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA