Banca de QUALIFICAÇÃO: CIBELLE BATISTA GONDIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CIBELLE BATISTA GONDIM
DATA : 28/08/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet: https://meet.google.com/amm-yawf-jue
TÍTULO:

Comércio Social Móvel No Turismo: desenvolvendo um modelo unificado para explicar a intenção de compra de produtos e serviços turísticos


PALAVRAS-CHAVES:

Comércio Social Móvel. Intenção de Compra. Produtos e Serviços Turísticos. Estrutura Estímulos-Organismo-Resposta. Modelo multi-mediação. 


PÁGINAS: 222
RESUMO:

A crescente utilização dos dispositivos móveis e o avanço no desenvolvimento das plataformas de mídias sociais trouxeram mudanças significativas para o processo de planejamento de viagens e de comercialização eletrônica de produtos e serviços turísticos. O comércio social móvel (ou ms-commerce) resultou da evolução do comércio eletrônico (e-commerce) tradicional, que passou a incorporar funções de socialização e de troca de informações entre usuários, concomitantemente à adaptação das transações comerciais para os dispositivos móveis. O ms-commerce trouxe vantagens para os consumidores de produtos e serviços turísticos, como uma maior conveniência, facilidade de acesso a informações, e possibilidade de compra a qualquer momento, e em qualquer lugar. Sendo assim, a pesquisa proposta objetiva desenvolver um modelo teórico que reúna os fatores que explicam a intenção de compra de produtos e serviços turísticos, por meios das plataformas de redes sociais acessadas via dispositivos móveis. Para tanto, será adotado o paradigma Estímulos-Organismo-Resposta (S-O-R Framework), que possui uma estrutura de multi-mediação, e propõe-se a explicar as relações entre estímulos ambientais, reações cognitivas e afetivas nos consumidores, e possíveis respostas geradas. Com o propósito de identificar os constructos adotados previamente em outros estudos sobre a intenção de compra nos âmbitos do comércio social, do comércio móvel e do comércio social móvel, foi realizada uma revisão sistemática de literatura, seguindo o protocolo de pesquisa conhecido como ProKnow-C. Após a análise de 55 estudos publicados entre 2014 e 2020, e com o auxílio do software NVivo, foi possível identificar os principais constructos que compuseram o modelo unificado proposto. A pesquisa seguirá uma abordagem qualitativa, incluindo a realização de entrevistas junto à consumidores brasileiros que utilizam aplicativos de redes sociais (como o Facebook e o Instagram), e que participam de comunidades virtuais relacionadas ao turismo nessas plataformas. Para analisar as entrevistas será adotada a técnica de análise de conteúdo por temas, permitindo o surgimento de novas categorias a partir dos resultados. O software NVivo será utilizado como suporte para tratamento e análise dos dados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2001718 - LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO
Interno - 1149626 - MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
Externa ao Programa - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
Notícia cadastrada em: 11/08/2020 19:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao