PPGTUR/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Telefone/Ramal: (84) 99193-6458 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgtur

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO XAVIER DA SILVA JÚNIOR

DISCENTE : FRANCISCO XAVIER DA SILVA JÚNIOR
DATA : 29/05/2020
LOCAL: PPGTUR

Política pública em revitalização urbana na conjuntura do turismo: intervenções e reverberações da arena política do Terminal Marítimo de Passageiros no bairro da Ribeira, Natal – RN

Turismo. Políticas Públicas. Terminal Marítimo de Passageiros. Ribeira.

O objetivo deste trabalho analisar o papel da arena política no processo de desenvolvimento do turismo a partir do projeto de planejamento, execução e operacionalização do Terminal Marítimo de Passageiros – TMP do Porto de Natal. Frente a esse contexto, a pesquisa delineou-se sobre uma busca em documentos oficiais nas três instâncias de governo (federal, estadual e municipal) a fim de, em um primeiro momento, identificar as políticas públicas de revitalização urbana que possuem conexões com o turismo bem como se deu a delineação da arena política que compôs a implementação do TMP, empreendido como um novo motor de desenvolvimento do turismo em Natal tem proporcionado essa dinamicidade por sua magnitude e relevante conexão com o turismo. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental, bem como análise de discurso, de conteúdo e o issue-attention cycle de Downs (1972) para análise dos resultados nas categorias elencadas na literatura. Os resultados, até o momento, apontam para sete políticas públicas de revitalização urbana com reflexos no turismo, incluindo o projeto de implementação do TMP. Pode-se inferir que as propostas e o TMP, a priori, não vêm induzindo a um novo processo de dinamização em vertentes ao turismo. Assim, as ligações do TMP com o bairro da Ribeira ainda são pouco relevantes. Apesar da infraestrutura está montada para uso por parte de passageiros nacionais e internacionais, o TMP não vem operando com frequência a sua função e com o propósito de dar veemência ao uso do TMP, a administração portuária vem refuncionalizando o espaço com eventos culturais privativos produzidos por produtores locais e nacionais.

Externo ao Programa - 1691682 - MARCELO DA SILVA TAVEIRA
Interno - 2578221 - MOZART FAZITO REZENDE FILHO