Banca de QUALIFICAÇÃO: EDSON DOMINGOS NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDSON DOMINGOS NASCIMENTO
DATA : 20/12/2019
LOCAL: Nepsa II

Governança no Turismo: o processo de participação dos atores sociais nas instâncias regionais

governança turística, participação social, dimensão, instância regional, descentralização.

A participação social é compreendida como fator relevante na elaboração e gestão da política pública do turismo, tornando-se um conceito ‘politicamente correto’, com respaldo no discurso acadêmico e de gestores públicos. Diante deste contexto, esta investigação tem como base as indagações: o que é participação social? O modelo adotado pela instância regional implica no tipo de participação? Como se desenvolve o processo de participação na governança do turismo? Quais as variáveis que constituem a dimensão da participação social? Quais as dimensões da governança turística? Estes questionamentos fundamentam o objetivo central: investigar se a participação social nas instâncias de governança regionais é efetiva, gerando resultados satisfatórios para o desenvolvimento do turismo da região. Para viabilizar metodologicamente a pesquisa, utilizou-se uma abordagem paradigmática, com adoção de múltiplos métodos, esteados em instrumentos e procedimentos qualitativos e quantitativos. O objeto de estudo se refere a quatro instâncias de governança regionais consolidadas no turismo brasileiro. A presente proposta tem como relevância trazer a luz, o debate sobre participação social na governança do turismo. Entende-se que as duas temáticas precisam de aprofundamento de estudos correlacionados. Do mesmo modo, ao levantar as variáveis da participação e as dimensões da governança, se dará uma valiosa contribuição para a compreensão da dinâmica das relações dos atores que atuam na governança do turismo, gerando subsídios para gestores e interessados na governança turística.

Externo à Instituição - AGUINALDO CESAR FRATUCCI - UFF
Interna - 1420650 - ROSANA MARA MAZARO