Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA DAYSE DE OLIVEIRA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUANA DAYSE DE OLIVEIRA FERREIRA
DATA : 14/05/2018
HORA: 09:30
LOCAL: Nepsa II
TÍTULO:

GOVERNANÇA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: Análise na perspectiva do turismo, lazer, e a violência no Parque Estadual do Utinga/PA e Parque Estadual Dunas do Natal/RN.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Governança; Unidades de Conservação; Lazer; Turismo; Violência.


PÁGINAS: 83
RESUMO:

Os conflitos socioambientais fazem parte de discussões no contexto das unidades de conservação, referentes principalmente as ações antrópicas causadoras de efeitos nos recursos naturais ou até mesmo sobre questões sociais vinculadas a: exclusão de residentes das áreas, a não participação democrática das comunidades no processo decisório da gestão de UC’s, e episódios de violência ocorrentes no entorno. Considera-se que esses aspectos tendem a influenciar no desenvolvimento da atividade turística e do lazer em Parques Urbanos. Dessa forma, entende-se que os Conselhos Gestores de UC’s devem buscar uma gestão participativa e integrativa, baseada nos princípios da boa governança para minimização desses impactos. O objeto do presente estudo é constituído de dois Parques Estaduais, o do Utinga/PA e o Dunas de Natal/RN, já que ambos pertencem a categoria de Parques Nacionais, que incentivam a visitação e o turismo ecológico, além disso, encontram-se dentro de Polos Turísticos urbanos, e são representativos quanto ao número de visitação anual, ressalta-se que em ambos já foram notados alguns episódios vinculados a violência e estão inseridos em cidades que possui alta índice de violência. Dessa forma, o objetivo geral da pesquisa é Analisar como a percepção do medo da violência tem influenciado na visitação e na governança do Conselho Gestor do Parque Estadual do Utinga/PA e Parque Estadual Dunas do Natal/RN para o desenvolvimento de atividades de lazer e turismo. Sendo assim, para construção da pesquisa foram feitos levantamentos bibliográficos e documentais para discussão teórica e metodológica sobre a temática. O caráter da pesquisa é descritivo e exploratório, e pretende-se utilizar de uma abordagem qualitativa baseada principalmente na técnica de análise de conteúdo. Além disso, entendendo que a teoria de redes sociais pode contribuir para uma análise das relações entre os membros nos processos de gestão, pretende-se utilizar do Software Pajek para representação de uma rede dessas relações. A expectativa do estudo centra-se na compreensão do desempenho da governança dos Parques do Utinga e Dunas de Natal, na perspectiva de elencar as principais fragilidades na gestão dessas áreas ao se tratar de lazer, turismo e violências nas áreas.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1645228 - KERLEI ENIELE SONAGLIO
Externo à Instituição - MOZART FAZITO REZENDE FILHO - UnB
Externo ao Programa - 1530279 - RICARDO LANZARINI GOMES SILVA
Presidente - 2806096 - WILKER RICARDO DE MENDONCA NOBREGA
Notícia cadastrada em: 17/04/2018 15:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao