De Região Problema à Periferia do Prazer: o turismo e a ressignificação do Nordeste brasileiro
Turismo. Imagem. Ressignificação. Região Nordeste.
O Nordeste brasileiro teve num passado recente uma imagem associada à pobreza, miséria e seca, portanto de negatividade. Nas últimas décadas essa imagem vem sendo trabalhada com a finalidade de divulgar um outro Nordeste, mais dinâmico, moderno e dotado de amenidades naturais – condições ambientais suficientemente atrativas a uma diversidade econômica, incluindo o desenvolvimento do mercado turístico. Propõe-se aqui a tese de que o turismo tem contribuído para ressignificar e forjar uma nova imagem de positividade da região Nordeste. Portanto, este trabalho de pesquisa tem por objetivo analisar a participação da atividade turística na ressignificação da imagem do Nordeste brasileiro. Para cumprir com esse objetivo, uma metodologia qualitativa foi escolhida como norte e buscou-se sempre explicar (e não somente pontuar) os dados obtidos tanto na pesquisa bibliográfica quanto na pesquisa de campo. As leituras teóricas e as análises dos dados foram orientados pelo método dialético. A pesquisa de campo dividiu-se em dois momentos, aquele das entrevistas aos setores público, e privado e um outro de pesquisa documental (a documentos e periódicos); para ambos a análise de conteúdo foi a técnica adotava a sua análise. Os dados obtidos até o presente momento nos permitem entender que o turismo foi co-produtor desta nova imagem do Nordeste; uma atividade que por natureza precisa comercializar imagens positivas e, por isso, contribuiu para transpor a imagem depreciada da região.