Banca de DEFESA: FRANCISCA VERILENE DE ARAUJO PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCA VERILENE DE ARAUJO PEREIRA
DATA : 26/06/2017
HORA: 09:30
LOCAL: Auditório do NEPSA II
TÍTULO:

Percepções dos Residentes Sobre os Impactos, Satisfação com o Lugar, Governança e Apoio ao Desenvolvimento do Turismo no Seridó Potiguar.


PALAVRAS-CHAVES:

Desenvolvimento do turismo. Impactos do turismo. Apoio do Residente.

 

PÁGINAS: 105
RESUMO:

O turismo, como alternativa econômica, tem sido considerado como um relevante instrumento de desenvolvimento, gerando mudanças significativas no modo de vida das populações locais, principalmente nos destinos turísticos em fase de implantação e consolidação. Entretanto, a atividade gera uma série de impactos, seja do ponto de vista econômico, social e ambiental, o que implica na necessidade da participação comunitária para a definição das políticas e ações necessárias para a implantação das atividades turísticas em perspectiva. Neste sentido, este estudo objetivou investigar a percepção dos residentes sobre os impactos, satisfação com o lugar, governança e apoio ao desenvolvimento do turismo no Seridó Potiguar, destino turístico em fase de implantação e consolidação. Para se alcançar tal objetivo, foi necessário utilizar a pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, no qual foram aplicados questionários com 220 residentes na localidade de Currais Novos, um dos municípios componentes do Polo Seridó. O método de pesquisa utilizado foi do tipo hipotético-dedutivo. A técnica de análise de dados utilizada consistiu no uso da análise descritiva, teste de comparação de médias, técnicas de análises multivariadas como a análise fatorial e a matriz de correlação. Para o processamento dos dados dos questionários aplicados foi utilizado o SPSS 22.0 para Windows. Resultados mostram que que os residentes entrevistados acreditam nos benefícios positivos capazes de serem gerados pelo desenvolvimento do turismo, principalmente no que se refere ao aumento do emprego e renda e que atividade só vem a acrescentar no desenvolvimento econômico da região. No que se refere aos impactos negativos percebidos pelos residentes, com desenvolvimento do turismo poderá ocorrer o aumento do custo de vida na localidade, bem como problemas de ordem social, como o aumento da poluição nas cidades, o aumento do barulho nas cidades que danifica o meio ambiente e o aumento nos problemas de transito. Observou-se a relativa correlação entre percepção de governança e apoio ao desenvolvimento do turismo na região.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2001718 - LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO
Externo à Instituição - MARCIO MARREIRO DAS CHAGAS - IFRN
Presidente - 1160199 - SERGIO MARQUES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 09/06/2017 14:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao