CLIMA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM RESTAURANTES TURÍSTICOS DE BELÉM DO PARÁ
Restaurantes turísticos. Gestão de Pessoas. Clima Organizacional.
Os negócios lucrativos do turismo gastronômico devem evidenciar a qualidade de seus produtos/serviços de modo que o destino se fortaleça diante do mercado. O diferencial competitivo dos restaurantes turísticos está estritamente relacionado à “força humana”. Nesse sentido, atribui-se à Gestão de Pessoas o compromisso de nortear o desenvolvimento contínuo dos envolvidos nos processos gerenciais, técnicos e operacionais dessas organizações. Esses empreendimentos gastronômicos se destacam entre os elementos compositivos que alavancam o turismo no Pará uma vez que sua capital foi premiada recentemente, pela União das Nações Unidas (UNESCO), como Cidade Criativa da Gastronomia, agregando valor à cultura e economia do Estado. Este trabalho pretende analisar a percepção dos profissionais do setor de gastronomia a respeito do Clima Organizacional dos restaurantes turísticos de Belém do Pará. Será desenvolvida uma pesquisa do tipo quantitativa-descritiva a qual incluirá uma análise da relação entre a variável comportamento de chefias e outras (respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem). Para a coleta de dados serão aplicados questionários survey do modelo Great Place to Work Institute com perguntas fechadas aplicadas aos funcionários dos restaurantes turísticos. Os resultados serão avaliados por meio de uma análise descritiva dos blocos das variáveis. Em seguida, será feita uma demonstração estatística de assimetria, curtose, correlação entre as variáveis e o teste-t.