Banca de QUALIFICAÇÃO: WAGNER ARAÚJO OLIVEIRA



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: WAGNER ARAÚJO OLIVEIRA
DATA: 11/05/2016
HORA: 07:30
LOCAL: Sala B2 do Setor V
TÍTULO:

TURISMO, UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL:

Uma análise da Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais (APARC) e Área de Proteção Ambiental de Jenipabu (APAJ), RN.


RESUMO:

O presente projeto de pesquisa tem por objetivo central saber como planejamento e a gestão do turismo no âmbito da Área de Proteção Ambiental de Jenipabu (APAJ) e a Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais (APARC) vem sendo desenvolvido de maneira a contribuir para a inclusão social das populações tradicionais do entorno. A pesquisa será composta por um levantamento bibliográfico e documental, terá um caráter exploratória e descritiva e uma abordagem qualitativa. As APAs escolhidas para investigação têm como principal atividade econômica o desenvolvimento do turismo. Na APAJ o turismo está concentrado nas praias de Redinha Nova, Santa Rita e nas dunas móveis da praia de Jenipabu por meio de passeios de burggy, passeios de dromedários e esquidunas, como também atividades como passeios de barco, cavalo e jegue na praia de Jenipabu. Enquanto na APARC o turismo é concentrado nos passeios nos recifes de corais, de acordo com o plano de manejo, existem três parrachos (dado esse nome para os recifes de corais pela comunidade) passivos a visitação turística, a saber: parracho de Maracajaú, onde já possui uma infraestrutura turística e visitação turística consolidada; parracho de Perobas, que a visitação ainda é realizada de forma esporádica, por meio de duas empresas; e parracho de Cioba que ainda não é realizada nenhuma visitação turística. Ao final desse trabalho espera-se apresentar resultados acerca da inclusão ou não da comunidade no processo de criação das APARC e APAJ; como também mostrar a realidade do turismo desenvolvido na APARC e APAJ, além disso, a percepção das comunidades do entorno da APARC e APAJ sobre a dinâmica do desenvolvimento do turismo e por fim apresentar à atuação da gestão APARC e APAJ acerca das ações voltadas para o turismo e inclusão social.


PALAVRAS-CHAVE:

Turismo. Unidades de Conservação. Inclusão Social. Área de Proteção Ambiental de Jenipabu e Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais.


PÁGINAS: 71
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Turismo

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1645228 - KERLEI ENIELE SONAGLIO
Interno - 1513243 - MARCOS ANTONIO LEITE DO NASCIMENTO
Interno - 2806096 - WILKER RICARDO DE MENDONCA NOBREGA
Notícia cadastrada em: 10/05/2016 09:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao