PPGTUR/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Telefone/Ramal: (84) 99193-6458 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgtur

Banca de DEFESA: ISLAINE CRISTIANE OLIVEIRA GONÇALVES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISLAINE CRISTIANE OLIVEIRA GONÇALVES DA SILVA
DATA: 11/03/2016
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de Multimeios do NEPSA
TÍTULO:

GESTÃO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS EM TURISMO DE BEM-ESTAR:

análise em SPAs do Brasil


PALAVRAS-CHAVES:

Turismo de saúde. Turismo de bem-estar. Qualidade dos serviços. SERVPERF.SPAs


PÁGINAS: 171
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Turismo
RESUMO:

O turismo de saúde apresenta dois subprodutos denominados turismo médico e turismo de bem-estar. A pesquisa refere-se ao turismo de bem-estar, termo conhecido internacionalmente por wellness tourism, que se caracteriza como uma área promissora, apresentando crescimento a cada ano no Brasil. O foco desse segmento é a busca por tratamentos com intenção preventiva, relaxamento e cuidados com o corpo. O estudo teve como objetivo analisar a gestão da qualidade dos serviços de turismo de bem-estar oferecidos nos SPAs do Brasil a partir da percepção dos gestores. A pesquisa caracteriza-se como exploratório-descritiva, transversal, de abordagem qualitativa, com uma amostragem não probabilística, intencional e funcionalista. Foram aplicados questionários direcionados aos gestores da área no Brasil. Como base, a pesquisa utilizou os itens do instrumento de qualidade dos serviços, SERVPERF. Como resultado, foi percebido um aumento significativo da demanda da área do turismo de bem-estar no Brasil, segundo os gestores. A qualidade nos serviços foi apontada como critério de exigência, já que os clientes de bem-estar pagam por um serviço que tem como objetivo o relaxamento da mente, corpo e espírito. Gerir empreendimentos voltados ao relaxamento e bem-estar requer profissionais qualificados. É necessário também um acompanhamento personalizado a cada cliente, sobretudo ao se tratar de SPA da tipologia médica. A infraestrutura, um dos itens do modelo SERVPERF, é a mais valorizada em termos de qualidade e deve contar com manutenção (depreciação das máquinas) periódica, pois o cliente de um SPA possui mais expectativas do que um cliente de um hotel. Conclui-se que o segmento de turismo de bem-estar pode avançar ainda mais no país. Associar o turismo à saúde envolve fatores que necessitam de estudos e detalhamento de suas características. O turismo em geral tem a qualidade, excelência, segurança e ética como inseparáveis. A qualidade nos serviços, sejam eles tangíveis ou intangíveis, é de relevância para os consumidores, que quando satisfeitos com o serviço prestado, divulgarão de forma positiva para parentes e amigos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LENIN CAVALCANTI BRITO GUERRA - IFRN
Presidente - 1675246 - LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA
Interno - 1160199 - SERGIO MARQUES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 23/02/2016 17:01
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