ANÁLISE DO CONCEITO DE GASTRONOMIA: SUA APLICAÇÃO COMO PRODUTO TURÍSTICO
Gastronomia. Turismo gastronômico. Análise conceitual. Questões metodológicas.
Gastronomia como fenômeno globalizado é um tema recente, nunca se falou tanto em comer com luxo, harmonização com vinho, cerveja e consumo de alimentos raros e caros como hoje. Parece haver uma valorização desses prazeres que a França já cultua há séculos. O presente projeto tem, portanto, como objetivo geral analisar o conceito de gastronomia e a sua aplicação no turismo. Para tanto, será realizado um estudo exploratório, por meio de pesquisa bibliográfica, documental, utilizando passos da metodologia proposta por Walker LO, Avant KC (1995). O método de abordagem será qualitativo e os dados obtidos serão analisados por meio da análise de conteúdo. Há grande variedade de definições, foi inicialmente usado para descrever pratos sofisticados preparados para a classe alta francesa. Hoje o termo evoluiu, é definido como um processo de excelência que envolvem uma alimentação seja na seleção, na preparação, bem como na apresentação geral. Como produto turistico, ainda é pouco explorado, não existindo um consenso entre os teóricos da área, tanto nacional como internacionalmente.