PPGTUR/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Telefone/Ramal: (84) 99193-6458 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgtur

Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO ANÍBAL DE BRITO RODRIGUES

DISCENTE: PEDRO ANÍBAL DE BRITO RODRIGUES
DATA: 29/06/2015
LOCAL: Sala de multimeios NEPSA

UTILIZAÇÃO DO RECURSO FÍLMICO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO COM ESTUDANTES DE TURISMO EM IES

Análise fílmica. Estratégia metodológica. Ensino-aprendizagem. Turismo.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Turismo

A presente proposição de pesquisa busca compreender como a utilização do recurso fílmico em sala de aula é avaliada por estudantes do curso de graduação em turismo enquanto estratégia metodológica educacional no processo de ensino-aprendizagem. Mas, faz-se necessário também identificar qual a atual situação das estratégias metodológicas de ensino nas salas de aula, quais delas os estudantes consideram as mais adequadas à transmissão dos conhecimentos. O objetivo é entender até que ponto a utilização do recurso fílmico se comporta e é aceita pelos futuros turismólogos como uma estratégia metodológica de ensino-aprendizagem direcionado aos conteúdos multidisciplinares do turismo. O projeto utilizará como metodologia de pesquisa o estudo de caso múltiplo de natureza exploratória de caráter qualitativo, para a coleta de dados será utilizada a entrevista semiestruturada e empregará a análise de conteúdo para avaliação das respostas dos graduandos. É esperado ao final da pesquisa que, após avaliação do recurso fílmico como um possível método adequado na transmissão do conhecimento, essa estratégia possa estar mais presente no dia a dia das salas de aula, a fim de facilitar à absorção dos conteúdos como já acontece em outro tronco das ciências sociais aplicadas, os cursos de administração, nos níveis de graduação e pós-graduação.

Presidente - 1372521 - MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO
Externo à Instituição - MAX LEANDRO DE ARAUJO BRITO - UNIFEI - UNI