Banca de DEFESA: JACI CÂMARA DE ALBUQUERQUE

DISCENTE: JACI CÂMARA DE ALBUQUERQUE
DATA: 08/05/2015
LOCAL: Sala de multimeios do NEPSA

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE TURISMO NO BRASIL: ANÁLISE ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO DE DOCENTES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO.

Turismo. Educação. Educação Tecnológica. Rede Federal.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Turismo

A crescente evolução das tecnologias e das inovações no mercado de trabalho são marcos importantes que contribuem para acelerar a melhoria da educação profissional e tecnológica. A necessidade de se analisar os processos educativos está correlacionada com essa dinâmica, visando dar respostas aos processos pedagógicos e as necessidades inerentes ao mercado de trabalho em evidência. Nessa pesquisa a temática está centrada no processo de educação voltada para atividade turística que tem como premissa a melhoria na qualidade dos serviços, tomando como parâmetro de análise o ensino superior tecnológico da rede federal de educação (IF), abordando a concepção, a similaridade e as divergências nos cursos ofertados, do eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer instituído pelo Catálogo Nacional dos Cursos Superiores e Tecnológicos da Secretaria Nacional de Ciências e Tecnologia no Brasil. A pesquisa, também visa investigar a concepção e formação destes cursos superiores e busca evidenciar a importância dessa formação para os discentes. A pesquisa é do tipo qualitativo exploratório e adotou-se como procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental o questionário com questões fechadas, enviadas por e-mails destinados aos coordenadores dos cursos, como instrumento de coleta de dados, visando obter resultados acerca da Educação Tecnológica na Rede Federal de Educação. Os resultados da pesquisa evidenciam que a maioria dos cursos oferecidos pelo ensino superior tecnológico da rede federal de educação (IF) é de Gestão de Turismo, evidenciamos que essa opção é resultado da facilidade em se montar a estrutura dos cursos em relação aos demais; que os professores vem nessa modalidade de ensino uma opção mais prática para o discente e chegam a considerar que os cursos passam por um processo de fragilidade, uma vez que a formação reside apenas no interesse do discente na obtenção do diploma do curso superior sem a preocupação com a qualidade dessa formação acadêmica. Outra questão levantada diz respeito aos Projetos Políticos Pedagógicos que são construídos na maioria pelo colegiado, outro ponto é que a demanda pelos cursos ocorre por ser de graduação rápida; sobre a permanência do aluno identificou-se uma alta taxa de evasão, ocorrendo em alguns campi a migração para a Educação Superior tradicional, o bacharelado em turismo.

Externo à Instituição - LAIS KARLA DA SILVA BARRETO - UnP
Interno - 1675246 - LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA
Presidente - 1149626 - MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
Notícia cadastrada em: 06/05/2015 08:52