Banca de DEFESA: DANIELLE SMILAY DE ALMEIDA RODRIGUES

DISCENTE: DANIELLE SMILAY DE ALMEIDA RODRIGUES
DATA: 25/03/2015
LOCAL: Sala de multimeios do NEPSA

QUALIDADE DOS SERVIÇOS HOTELEIROS: PERCEPÇÕES DOS TURISTAS DE NEGÓCIOS DE TERESINA-PI

Marketing Estratégico. Segmentação de mercado. Produto turístico. Qualidade nos Serviços Turísticos. Turismo de Negócios.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Turismo

O turismo de negócios é uma das segmentações turísticas com características de mercado diferenciadas de outras segmentações, como a baixa sazonalidade, não necessita de atrativos naturais, funciona como projeção do destino, além de gerar números rentáveis maiores. Devido ao contexto de viagem do turista de negócios, o hotel na maioria das vezes exerce papel fundamental entre os elementos da cadeia produtiva nessa segmentação. O turismo de negócios em Teresina funciona como a principal segmentação da capital, já que representa quase 70% da demanda hoteleira, daí justifica-se a presente pesquisa ter como objetivo avaliar através da percepção dos turistas de negócios, o nível da qualidade dos serviços dos meios de hospedagens da cidade de Teresina. A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, de caráter funcionalista. O estudo se caracteriza por pesquisa quali-quantitativa, apoiada por uma base em pluralismo metodológico. Para a coleta de dados primários foi realizada a aplicação de um instrumento de pesquisa adaptado do modelo SERVPERF (Service Performance). Os locais de pesquisa foram hotéis da capital piauiense, escolhidos através da Pesquisa de Serviços de Hospedagem, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (2011), usando-se como critério de divisão de meios de hospedagens apenas aqueles que se enquadrassem na categoria hotel e dentro da região metropolitana de Teresina. Os sujeitos pesquisados foram turistas de negócios destes hotéis. Para tratamento dos dados, foi usado o software estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) para a análise descritiva, análise fatorial e matriz de correlação das variáveis; já o software Léxico 3 foi usado para a Lexicometria dos léxicos obtidos na pesquisa sobre a visão de qualidade no serviço hoteleiro dos pesquisados, por fim a análise qualitativa foi baseada nas teorias de marketing, segmentação e qualidade em serviços aplicados ao turismo. Os resultados apontam que o serviço hoteleiro de Teresina encontra-se em uma média regular, com destaque para as dimensões de Confiabilidade e Segurança. Já o índice da matriz de correlação apontou o surgimento de dois fatores para a explicação da dimensão Empatia, um a respeito da organização e outro ao próprio consumidor. E pela Lexicometria foi possível observar a importância para o cliente de outras variáveis como aspectos pessoais, preço e localização para essa segmentação de turismo.

Presidente - 1675246 - LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA
Interno - 1160199 - SERGIO MARQUES JUNIOR
Externo à Instituição - SIDCLEY DSORDI ALVES ALEGRINI DA SILVA - UERN
Notícia cadastrada em: 19/03/2015 08:23