A VALORAÇÃO DO TURISMO: UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA E AXIOLÓGICA SOBRE AS MOTIVAÇÕES NO TURISMO
Turismo. Valoração. Valores. Axiologia. Fenomenologia.
O tema deste estudo é tratar a valoração como fator fundamental de motivação no turismo, tanto como fenômeno social complexo, quanto uma prática da experiência humana; onde, o juízo de valor é condição sine qua non para uma posterior ação. O objetivo da pesquisa é compreender os aspectos intrínsecos da valoração como fator de motivação para a prática das viagens, do empreendedorismo ou de se trabalhar no setor. Por não ter sido identificado pesquisas que tratem da valoração, verificou-se que o estudo pode ser relevante e inovador ao abordar o turismo numa perspectiva axiológica, ou seja, a partir do juízo de valor dos sujeitos. A pesquisa adota a tipologia qualitativa com abordagem fenomenológica e caracteriza-se como um estudo exploratório-descritivo. Para garantir a confiabilidade dos resultados obtidos, a triangulação através da integração das variantes metodológicas Giorgi (1985) e Collaizi (1978) promoverá a consistência do estudo. Como principal contribuição, espera-se contribuir epistemologicamente com os estudos sobre as motivações psicológicas no turismo.