POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DE DESTINOS: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO DOS “TOUR OPERADORES” DA CIDADE DE SÃO PAULO SOBRE O DESTINO TURÍSTICO NATAL, BRASIL
Marketing de Destinos Turísticos. Competitividade no Turismo. Posicionamento Estratégico.
O turismo se revela como uma atividade propulsora de melhorias econômicas e sociais em muitos países, regiões, cidades e pequenas localidades. A cidade de Natal se configura como um dos destinos do nordeste brasileiro que nos últimos trinta anos passou por uma significativa transformação urbanística e demográfica devido ao seu desenvolvimento turístico. Tendo em vista a relevância do produto turístico Natal e a necessidade de melhoria qualitativa do fluxo de visitantes, o presente estudo se propõe fazer uma análise do posicionamento estratégico competitivo da capital potiguar na cidade de São Paulo, maior emissor de turistas em nível nacional. Quanto à metodologia, a pesquisa se dará através de questionário semi-estruturado, enviado eletronicamente e aplicado pessoalmente junto a profissionais em cargos de direção ou gerência das principais operadoras de turismo da capital paulista. O estudo se caracteriza como descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa. Todavia, serão considerados aspectos inerentes ao marketing de destinos turísticos, às estratégias competitivas e ao posicionamento. Diante da efetivação de um teste-piloto junto a duas operadoras, verificou que a situação do posicionamento do destino turístico Natal tende a não ser satisfatório.