Banca de DEFESA: LORENA KALLYNI SILVA ROCHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LORENA KALLYNI SILVA ROCHA
DATA: 27/12/2013
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de multimeios NEPSA
TÍTULO:

ATIVOS INTANGÍVEIS (MODELO RBV) COMO RECURSO ESTRATÉGICO E COMPETITIVO: UM ESTUDO EM HOTÉIS DE PEQUENO PORTE (ZONA SUL, NATAL/RN)


PALAVRAS-CHAVES:

Ativos intangíveis. Estratégia. Competitividade. Meios de hospedagem de pequeno porte.


PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Turismo
RESUMO:

O estudo tem como objetivo analisar a percepção dos gestores sobre os ativos intangíveis como recursos estratégicos e competitivos em hotéis de pequeno porte em Natal/RN, através da teoria da Visão Baseada em Recursos (RBV). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e descritiva, realizada com os gestores (gerentes e proprietários) dos meios de hospedagem de pequeno porte da capital do Rio Grande do Norte por meio de entrevistas semiestruturadas, onde foi aplicada, posteriormente, a técnica da análise de conteúdo (e análise de discurso) com base nos resultados das informações obtidas nas entrevistas. Assim, a pesquisa mostrou que os gestores dos hotéis de pequeno porte visitados (A, B e C) não possuem conhecimento suficiente e satisfatório para definir os seus ativos intangíveis como sendo exclusivos da empresa e faz uso deles, de maneira ocasional, sem compreender ou entender em essência o seu verdadeiro valor quanto um recurso que pode ser utilizado de forma estratégica para obter vantagem competitiva sustentável no mercado hoteleiro de Natal/RN. Isso significa que os gestores não sabem como criar novos atributos e utilizá-los estrategicamente. E precisam ampliar suas parcerias com os Stakeholders. Haja vista a importância do tema da pesquisa em pauta, as informações alcançadas por esta análise poderão contribuir com o fornecimento de informações para estabelecer um panorama atual no que diz respeito à importância atribuída ao conhecimento e uso de recursos (ativos intangíveis) como fonte estratégica e competitiva para a gestão interna da empresa pelos gestores e com isso, possibilitar um diferencial e maior lucro econômico ao longo do tempo neste segmento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149626 - MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
Interno - 1372521 - MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO
Externo à Instituição - SIDCLEY DSORDI ALVES ALEGRINI DA SILVA - UERN
Notícia cadastrada em: 20/12/2013 17:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao