ATIVOS INTANGÍVEIS (MODELO RBV) COMO RECURSO ESTRATÉGICO E COMPETITIVO: UM ESTUDO EM HOTÉIS DE PEQUENO PORTE (ZONA SUL, NATAL/RN)
Ativos intangíveis. Estratégia. Competitividade. Meios de hospedagem de pequeno porte.
O estudo tem como objetivo analisar a percepção dos gestores sobre os ativos intangíveis como recursos estratégicos e competitivos em hotéis de pequeno porte em Natal/RN, através da teoria da Visão Baseada em Recursos (RBV). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e descritiva, realizada com os gestores (gerentes e proprietários) dos meios de hospedagem de pequeno porte da capital do Rio Grande do Norte por meio de entrevistas semiestruturadas, onde foi aplicada, posteriormente, a técnica da análise de conteúdo (e análise de discurso) com base nos resultados das informações obtidas nas entrevistas. Assim, a pesquisa mostrou que os gestores dos hotéis de pequeno porte visitados (A, B e C) não possuem conhecimento suficiente e satisfatório para definir os seus ativos intangíveis como sendo exclusivos da empresa e faz uso deles, de maneira ocasional, sem compreender ou entender em essência o seu verdadeiro valor quanto um recurso que pode ser utilizado de forma estratégica para obter vantagem competitiva sustentável no mercado hoteleiro de Natal/RN. Isso significa que os gestores não sabem como criar novos atributos e utilizá-los estrategicamente. E precisam ampliar suas parcerias com os Stakeholders. Haja vista a importância do tema da pesquisa em pauta, as informações alcançadas por esta análise poderão contribuir com o fornecimento de informações para estabelecer um panorama atual no que diz respeito à importância atribuída ao conhecimento e uso de recursos (ativos intangíveis) como fonte estratégica e competitiva para a gestão interna da empresa pelos gestores e com isso, possibilitar um diferencial e maior lucro econômico ao longo do tempo neste segmento.