PPGTUR/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Telefone/Ramal: (84) 99193-6458 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgtur

Banca de DEFESA: MESSALINA KAROLINE OLIVEIRA LOD

DISCENTE: MESSALINA KAROLINE OLIVEIRA LOD
DATA: 20/12/2013
LOCAL: Sala de multimeios NEPSA

QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DO CURSO TÉCNICO DE GUIA DE TURISMO DO IFRN: PERCEPÇÕES DOS EDUCADORES, EX-ALUNOS E EMPREGADORES

Educação técnica. Guia de Turismo. Qualidade. IFRN.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Turismo

Diante de uma realidade na qual a pesquisa científica em turismo encontra-se ainda carente de estudos relacionados à qualidade da educação técnica que é oferecida aos futuros profissionais deste setor, este trabalho propôs fazer uma análise a partir das percepções dos educadores, ex-alunos e empregadores quanto à qualidade da educação técnica dos cursos de Guia de Turismo oferecidos pelo IFRN, realizados entre os anos de 2008 e 2012. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: identificar e avaliar os fatores positivos e negativos relacionados à qualidade da educação técnica do curso de guia de turismo do IFRN a partir das percepções de cada ator envolvido no processo; descrever o perfil sócio-econômico dos ex-discentes, docentes e empregadores participantes da pesquisa e, por fim, sugerir melhorias na educação técnica de guias de turismo do IFRN a partir das percepções analisadas. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma análise teórica baseada em Kluge (2008), Cooper, Shepherd e Westlake (1994), Tribe (1997, 2002), Panosso e Lohmann (2008) e Jafari e Ritchie (1981). Este trabalho, quanto à metodologia, caracteriza-se como sendo uma pesquisa descritivo-exploratória,com abordagem quali-quantitativa, onde utilizou-se da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Em relação à quantidade de alunos egressos, utilizou-se a amostragem aleatória simples, onde através de um cálculo (Scheaffer at al., 1995), definiu-se a quantidade mínima de alunos egressos dos cursos de Guia de Turismo, tanto da modalidade subsequente quanto da modalidade integrada que participaram da pesquisa. Quanto aos empregadores, optou-se por não definir-se uma amostra, pois obteve-se uma participação significativa das grandes empresas contratantes de guias do mercado receptivo da região metropolitana de Natal. Em relação aos docentes, apenas 14 dos docentes atuantes no ensino do curso de Guia de Turismo da instituição mencionada participaram da pesquisa. A formulação do instrumento de coleta de dados utilizado baseou-se principalmente em conceitos do Sistema de Certificação TEDQUAL, utilizado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e Themis Foundation. Esta pesquisa possui uma abordagem tanto qualitativa quanto quantitativa, onde os dados qualitativos coletados foram avaliados através de técnicas de análise de conteúdo (Bardin, 2009 e Rocha e Deusdará, 2005) e os quantitativos através de estatística descritiva e inferencial, por exemplo. Dentre os principais resultados obtidos, percebeu-se que existe uma clara necessidade quanto ao estímulo à pratica profissional e estudo de idiomas  durante a realização do curso, frente às necessidades do mercado quanto a guias bem preparados. No entanto, enfrenta-se a desmotivação em relação a essa área profissional pela maioria dos alunos, onde uma quase unanimidade não permanece na área após a conclusão do curso.  Dentre os aspectos positivos, podem ser citados o domínio do conteúdo pelos docentes e uma pequena parcela de professores experientes na área. Os participantes ficaram bastante divididos quanto à uma definição geral se o curso teria qualidade ou não.

Presidente - 2806096 - WILKER RICARDO DE MENDONCA NOBREGA
Interno - 1032501 - JULIANA VIEIRA DE ALMEIDA
Interno - 811.593.314-72 - SERGIO RODRIGUES LEAL - UFPE
Externo à Instituição - EDUARDO BRAULIO WANDERLEY NETTO - IFRN