DESCOBRINDO NOVOS MERCADOS: CULTURA, MARCO DO DESCOBRIMENTO E TURISMO EM PEDRA GRANDE E SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN
Inovação; Turismo; Sistemas Regionais; Turismo cultural
Fatos históricos relevantes e herança cultural incalculável, fatores de grande atração para o turismo, têm sofrido grande descaso quando se pensa na totalidade da oferta turística do estado do Rio Grande do Norte, apesar de toda a diversidade e riqueza de recursos endógenos encontrados em suas diferentes regiões. Tendo como referência os fundamentos dos sistemas regionais de inovação (RIS) e nas diretrizes políticas definidas no programa de regionalização implantado pelo governo federal, este estudo se concentrará na análise da denominada "Região do Marco", litoral norte do Polo Costa das Dunas-RN, a fim de indicar de que forma os recursos histórico-culturais podem fundamentar inovação no turismo na região, aqui representada pelos municípios de Pedra Grande e São Miguel do Gostoso. A pesquisa terá caráter descritivo, utilizando métodos qualitativos de levantamento e análise de informações, configurando-se, ainda, como um estudo de caso. Os dados serão levantados a partir de pesquisa bibliográfica, documental, entrevista semiestruturada e, principalmente, pela observação participante. As informações serão analisados a partir de interpretação e de análise de conteúdo. Os resultados devem permitir indicar as oportunidades para inovar em turismo com base nos recursos históricos culturais próprios da Região do Marco.