Banca de QUALIFICAÇÃO: KENNYO SEVERA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KENNYO SEVERA
DATA : 04/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

Conjurar corpus, sentenciar delírios: uma visão elipsa sobre contornos cênicos não perspectivados a partir da branquitude.


PALAVRAS-CHAVES:

Artes cênicas; Benzimento; Conjuração; Contracolonial; Cartografia-imaginativa; Fluxo neuromuscular.


PÁGINAS: 103
RESUMO:

Conjurar corpus, sentenciar delírios: uma visão elipsa sobre contornos cênicos não perspectivados a partir da branquitude, reflete sobre a aplicação de contornos e noções axiais para as artes da cena. Partindo da observação que contemporaneamente artistas e pensadoras/es das/nas Artes, vêm desenvolvendo trabalhos cênicos-visuais que abandonam completamente ou parcialmente referências epistemologicamente eurocêntricas, a pesquisa incorpora perspectivas epistêmicas contracoloniais, afromatizadas e indígenas para formular, a partir dessa revisão crítica, e discutir os termos sentença, sentenciar, conjurar e benzimento. Para construir tais hipóteses foi elaborada uma revisitação crítica a obra do escritor Renato Cohen (2013), a partir de produções de artistas e autoras/es contemporâneas/os não brancas/cos que contribuíram/contribuem para as artes cênicas, mas embasam centralmente esses primeiros gestos as obras “Esfriamento” e “Refluxo”, ambas de minha autoria, realizadas em 2023, no trânsito entre Natal/RN e Recife/PE. As atitudes metodológicas que serão utilizadas nessa dissertação são “cartografia-imaginativa” e “Fluxo Neuromuscular”, que postulam a não binariedade e não separação entre teórica e prática ou ética, estética e poética nos fazeres da vida.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - FERNANDO MARQUES CAMARGO FERRAZ - UFBA
Interna - 2391773 - MONIZE OLIVEIRA MOURA
Presidente - ***.455.237-** - VICTOR HUGO NEVES DE OLIVEIRA - UFPB
Notícia cadastrada em: 14/03/2024 14:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao